Capacetes de bicicleta típicos são, via de regra, volumosos e difíceis de transportar. Pensando nisto, a empresa taiwanesa Biologic, uma subsidiária da fábrica de bicicletas Dahon, criou o capacete Pango (diminutivo de pangolim, um simpático mamífero couraçado que vive na África).
Um engenhoso sistema permite que o Pango seja dobrado em três etapas, diminuindo seu volume em um terço do tamanho original, podendo ser armazenado em praticamente qualquer mochila ou bolsa.
O Biologic Pango é comercializado em um único tamanho, adequado para cabeças com circunferência entre 55 a 61 cm. Apesar de seu peso (515g) ser superior aos capacetes convencionais, é bastante confortável e de fácil ajuste. As correias laterais contam com travas que permitem um ajuste cômodo na região das orelhas. Além disso, o fecho da correia é magnético, o que permite abrir e fechar a mesma apenas com uma mão. Diferentemente de outros capacetes urbanos, o Pango possui uma excelente ventilação.
O Pango é ideal para o ciclista urbano que utiliza sua bike para ir ao trabalho ou escola. Ao chegar ao seu destino, basta dobrá-lo e guardar em sua mochila ou bolsa.
No Brasil, o capacete Biologic Pango pode ser encontrado por preços a partir de 350 reais.