Simuladores são utilizados na indústria aeronáutica há pelo menos 80 anos, tornando-se desde então uma maneira segura de treinar pilotos a agir em adversidades antes que estas ocorram na vida real.
Hoje em dia, graças ao computador, existe a possibilidade de simular praticamente qualquer ambiente ou veículo. Existem no mercado simuladores de baixo custo para aviões, barcos, automóveis e motocicletas, porém até hoje ninguém havia criado um para bicicletas. Honda acaba de preencher esta lacuna, criando um simulador de bicicleta que foi desenvolvido com a finalidade de educar para a segurança do trânsito.
O Honda Bicycle Simulator permite que ciclistas vivam virtualmente a experiência de enfrentar os riscos de se pedalar nas ruas e aprimorar suas habilidades de antecipá-los. O sistema é equipado com um monitores de alta definição a frente e atrás do ciclista, para permitir que o usuário tenha uma visão tridimensional das ruas. Um sensor de caminhada reconhece quando o ciclista desce da bike e atravessa a rua caminhando ao lado dela.
Projetado para oferecer cenários realistas para ciclistas de diferentes idades, o simulador apresenta diferentes simulações de rotas, como “ir à escola” ou “passear até o shopping”. Após a simulação, a rota percorrida pode ser revista a partir de vários pontos de vista para a avaliação do desempenho.
De acordo com a Honda, 70 por cento dos acidentes envolvendo bicicletas são causados por violações nas leis de trânsito, tornando o simulador uma ferramenta de grande valia para escolas de condução, repartições públicas e escolas que desenvolvem programas de educação para a segurança da bicicleta no trânsito. no Japão, embora o número de acidentes de trânsito fatais tenha diminuído no geral, houve um aumento substancial no índice de fatalidade em acidentes envolvendo bicicletas.
Embora o Honda Bicycle Simulator possa não ser tão divertido quanto o simulador do Tour de France da ProForm, trata-se de uma importante ferramenta que pode ajudar a salvar vidas.