A marca alemã Stevens é uma das mais sofisticadas do mundo, embora pouco conhecida por aqui. Extremamente apreciada pela sua construção e escolha de seus componentes de ponta. para se ter uma ideia, seu modelo para ciclocross já utiliza freios a disco há cinco anos, muito antes das grandes marcas pensarem em utilizá-los. Além disso, sempre se caracterizou por seus excelentes materiais de construção, desde as ligas de aço de alta gama à fibra de carbono, resultando em modelos de bicicleta com alta rigidez e manobrabilidade.
Foi durante a Eurobike entretanto que a Stevens superou quaisquer expectativas, ao apresentar uma modelo de bicicleta de estrada com menos de 5 quilos. A Comet SL possui o peso total de 4,7kg, valor muito inferior ao mínimo autorizado para se competir em provas da União Ciclística Internacional – UCI.
Seu quadro, construído em fibra de carbono, foi montado com componentes feitos por diversas marcas especialmente para este modelo. Destacam-se entre eles as rodas Lightweight Meilenstein Obermayer Tubular Carbon, seu grupo Shimano Dura-Ace Di2 eletrônico, coroas e pedivela THM Clavicula, entre outros.
Naturalmente, o preço é inversamente proporcional ao peso da bike: 12.999 euros, ou seja, 17.600 dólares. Um sonho para poucos.
Especificações técnicas:
- Quadro: Carbon UD HMF Extralite
- Garfo: THM Nimbus 1 ¼” Taper 290gr.
- Caixa de direção: Cane Creak AER Superlite Taper
- Freios THM Carbones Fibula Carbon
- Pedivela: THM Carbones Clavicula M³ 53-39 T
- Câmbio traseiro: Shimano Dura Ace Di2
- Câmbio dianteiro: Shimano Dura Ace Di2
- Corrente: Shimano Dura Ace CN-9000
- Cassete: Shimano Dura Ace CS-9000 11-28, 11-speed
- Rodas: Lightweight Meilenstein Obermayer Tubular Carbon
- Pneus: Tufo Elite Jet Tubular
- Guidão: AX Lightness Oversize Carbon DU
- Mesa: AX Lightness Rigid Road
- Selim: AX Lightness Phoenix Road
- Canote de selim: Daedalus Road
- Passadores: Shimano Dura Ace Di2 ST-9070