Trata-se do Powerlink, um link removível para corrente de bicicletas fabricado pela SRAM. Com ele, é possível montar e desmontar uma corrente em poucos segundos, sem o auxílio de ferramentas. Por ser de pequenas dimensões, pode ser levado em seu kit de ferramentas, para reparar a corrente em caso de quebra.
Uma das coisa mais desagradáveis que pode acontecer em uma trilha é justamente a quebra da corrente. Isto é causado basicamente por um ou mais dos fatores abaixo:
- Falta de manutenção da corrente (corrente ‘vencida’);
- Utilização de força excessiva com relação cruzada (coroa grande com pinhão do cassete grande);
- Pino de retenção gasto.
As correntes da Shimano são emendadas por meio de um pino específico, ligeiramente diferente dos demais, chamado de pino de retenção. O fabricante não recomenda que este pino seja reutilizado, devendo ser substituído a cada desmontagem da corrente.
Não sei a situação em outros estados, mas aqui em Brasília desconheço qualquer oficina que siga esta norma e troque o pino durante as revisões! Portanto, se você já fez mais que três revisões com a mesma corrente, comece a preocupar-se…
O pino de retenção para correntes Shimano custa em média 10 reais (pacote com dois pinos). Já o Powerlink pode ser adquirido pelo preço médio de 15 reais, nas opções para 7, 8, 9, 10 e 11 velocidades. Ao contrário do que muitos possam pensar, ele é compatível com correntes Shimano.
As vantagens de sua utilização são evidentes:
- Facilidade de instalação e remoção da corrente, o que facilita sua limpeza e conservação;
- Redução do risco da corrente quebrar no ponto de extração e
- Possibilidade de se reparar uma corrente no meio da trilha sem precisar de sua chave de corrente.
Além da SRAM, a marca KMC também comercializam suas correntes com um sistema de link similar (chamado de Missing Link).
Assista o vídeo abaixo com instruções sobre como montar e desmontar um Powerlink (em inglês):
Para ajudar na operação, pode-se utilizar esta prática ferramenta caseira, que segura a corrente para enquanto você encaixa o Powerlink: