Chris Froome, vencedor do Tour de France 2013, participou no final de semana de uma atividade esportiva bastante diferente da que está acostumado a competir. Além de vencer a tradicional prova Critério de Saitama, o ciclista da equipe Sky foi a atração de uma apresentação de sumô, que faz parte de um programa de intercâmbio japonês.
O ciclista queniano e naturalizado britânico, participou do evento organizado pelos japoneses antes de vencer a tradicional prova Critério de Saitama. Acompanhada por cerca de 200 mil espectadores, o atleta da Sky, disparou no último dos 54 quilômetros da corrida principal (20 voltas em um circuito de 2,7 quilômetros) e surpreendeu seus dois principais adversários, Peter Sagan e o português Rui Costa.
Pretendendo conjugar a tradição do keirin no Japão com o ciclismo de estrada, o programa consistiu em duas provas por pontos, ganhas pelos japoneses Yusuke Hatanaka e Yasuharu Nakajima, seguidas da corrida principal, a maior atração do evento, com 60 corredores, incluindo oito equipes do WorldTour e 28 equipes japonesas.
Depois de muitos ataques e vários líderes, a corrida começou a se definir a quatro voltas da linha de chegada, quando Froome e Sagan, respetivamente camiseta amarela e camiseta verde da última edição do Tour de France, e Rui Costa, que usa a camiseta “arco-íris” de campeão do Mundo, tomaram a frente do pelotão. No último quilômetro, o britânico disparou e ficou com a vitória. “Não sabia se seria possível bater Sagan e Rui Costa, mas eles estavam preocupados um com o outro e eu escapei”, explicou Froome no final.
Classificação
- Christopher Froome (Sky), 1:17:10
- Peter Sagan (Cannondale), a 0:00:07
- Rui Costa (Movistar), a 0:00:07
- Tom Veelers (Argos-Shimano), a 0:00:12
- Kazushige Kuboki (Japanese Riders), a 0:00:12
- Yasuharu Nakajima (Japanese Riders), a 0:00:12
- Komuro (Japanese Riders), a 0:00:12
- Taiji Nishitani (Japanese Riders), a 0:00:12
- Hayato Yoshida (Japanese Riders), a 0:00:12
- Alejandro Valverde (Movistar), a 0:00:12
Fonte: Esporte Alternativo