A Bontrager, a mais importante marca satélite do fabricante Trek, lança para esta temporada dois novos jogos de rodas topo de linha, destinados a utilização em competições na modalidade cross-country. As novas rodas Bontrager XXX TLR 2014 serão disponibilizadas nos tamanhos 26 e 29 polegadas. Entre suas características técnicas mais notáveis, destaca-se o cubo com roda livre Rapid Drive, que transfere diretamente a potência de cada pedalada, aumentando a inércia rotacional. O peso do jogo de rodas é impressionante: 1.260 gramas para o jogo de 26” e 1.380 gramas para o jogo de 29”.
Destinadas exclusivamente a competição XC de alto nível, estas novas rodas da Bontrager apresentam-se como uma séria alternativa às rodas de fibra de carbono. Com os aros fabricados em alumínio 6061, raios e nipples DT Swiss, cubo Rapid Drive com roda livre ultra rápida e compatibilidade com todo tipo de blocagens de roda e grupos transmissores mais habituais, estas rodas oferecem o máximo rendimento a um peso mínimo. Entre suas especificações técnicas, encontramos:
- Rapid Drive: Cubo traseiro que transfere a potência da pedalada de forma imediata, aumentando a inércia rotacional.
- Stacked Lacing: Proporciona um melhor ângulo de enlaçamento dos raios, aumentando a rigidez da roda.
- TLR: Os aros TLR permitem tanto a utilização de pneus convencionais com câmara de ar quanto ao sistema Tubeless (câmaras).
- OSB: Reduz a inclinação lateral da roda, melhorando a rigidez e a estabilidade.
- Eixos intercambiáveis: Compatíveis com a maioria dos quadros e garfos do mercado.
- Construção: Aro em liga de alumínio 6061 (diâmetro exterior de 24 mm, interior de 21 mm); sistema de roda livre DT Swiss Star Ratchet; 28 raios dianteiros e traseiros DT Swiss, perfilados com cabeça plana de 14/17/14G.
- Compatibilidade: Discos de freio CenterLock, eixo traseiro 135/142, dianteiro QR/15QR, Shimano/SRAM 10V e SRAM XD 11V (o núcleo é vendido separadamente).
- Limite de peso: Para ciclistas de até 86 quilos.