Henrique Avancini (Mountain Bike), Flavio Cipriano (pista), Rafael Andriato (estrada) e Renato Rezende (BMX) foram os escolhidos pelo COB
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou os quatro ciclistas vencedores do Prêmio Brasil Olímpico, evento que contempla os melhores do ano em diversas modalidades olímpicas e paraolímpicas. Em 2013, Rafael Andriato (estrada), Flavio Cipriano (pista), Henrique Avancini (Mountain Bike) e Renato Rezende (BMX) foram os escolhidos.
Em comum, os quatro atletas somaram bons resultados no exterior em 2013. Um dos principais destaques do Brasil na Europa, Rafael Andriato fez história ao ganhar dois prêmios no Giro d’Italia, uma das três grandes voltas do circuito. Em sua primeira participação na competição, o ciclista da Vini Fantini foi o melhor na fuga e o que mais somou pontos nas metas volantes. Em 2014 seguirá na equipe italiana.
Um dos brasileiros escolhidos para participar de um período de intercâmbio na sede da UCI na Suíça, Flavio Cipriano já colhe bons resultados nas pistas europeias. Em poucos meses, o ciclista venceu a prova do Keirin no “3 Jours” em Aigle (Suíça) e o Flying Lap (com direito a quebra de recorde) no “Omnium Genevois”.
Com inúmeras vitórias no Brasil e uma ascensão na Europa, Henrique Avancini termina 2013 como principal mountain biker brasileiro. Além de seu primeiro título nacional na Elite, o carioca também foi o melhor na Copa Internacional de MTB e no Brasil Ride, quando conseguiu um inesperado triunfo ao lado de Sherman Trezza. Mas foi na Alemanha que Avancini conquistou sua principal vitória ao vencer a etapa de Munsingen da Bundesliga, uma das mais disputadas do continente.
Finalizando a lista dos melhores ciclistas do ano, Renato Rezende, principal expoente da promissora safra de BMX. Aos 22 anos, o carioca tornou-se o primeiro brasileiro a disputar uma final em etapas da Copa do Mundo de Supercross, sendo o sexto em Manchester (Inglaterra) e o quarto em Santiago del Estero (Argentina). Terminou a competição em um inédito décimo lugar.
Rafael Andriato (2010) e Renato Rezende (2009 e 2011) já venceram o prêmio. Em 2012, Magno Prado (Estrada), Squel Stein (BMX), Gabriela Yumi (Pista) e Rubens Valeriano (Mountain Bike) foram os campeões do Prêmio Brasil Olímpico.
A cerimônia de premiação será realizada no Teatro Bradesco, em São Paulo, no dia 17 de dezembro.
Fonte: Prólogo