Para 2014, a Scott ampliou o número de membros de sua linha Spark, a full suspension orientada ao uso recreativo e competitivo das modalidades Cross-Country e Marathon, o que lhe garante o título de bicicleta mais polivalente deste fabricante.
A Scott Spark 720 se situa na posição intermediária da familia Spark com rodas 27,5 polegadas. Por isto, incorpora um quadro cujo triângulo principal é feito em fibra de carbono HMF e triângulo traseiro em alumínio, que integra um prático sistema de ajuste da altura da caixa de centro, o que permite variar em até 7mm a altura deste (e consequentemente alterando em 0,5º o ângulo da caixa de direção, permitindo assim variar o comportamento da bicicleta de acordo com o uso que queremos dar a bike.
O sistema de suspensão possui 120mm de curso (tanto no amortecedor traseiro quanto no dianteiro), utilizando um garfo Fox 32 Float Evolution CTD Air, e atrás o novo Fox Nude, um amortecedor criado especificamente para o modelo pela Fox, com o objetivo de criar um amortecedor traseiro que proporcione o máximo rendimento sem adicionar peso excessivo ao conjunto. ambos os amortecedores são controlados remotamente através do controle Twin Loc, localizado no guidão da bicicleta, com o qual pode-se atuar sobre o comportamento das suspensões com total facilidade.
O design da Spark 720 não foi pensado apenas em seu peso final, entretanto. Para dar maior rigidez ao conjunto, a Scott incorporou ao mesmo várias tecnologias que melhoram este aspecto, como a caixa de direção cônica (1.5″ – 1 1/8″), caixa de centro BB92 e blocagem de roda traseira de 142 x 12mm.
A escolha criteriosa da configuração inclui a suspensão dianteira Fox 32 Float Evolution CTD Air já mencionada, grupo transmissor composto por uma mistura de Shimano SLX com XT, freios Shimano SLX com discos de 180mm e 160mm e componentes Syncros, marca atualmente pertencente a Scott.
A nova Spark 720 2014 já está disponível para venda nos tamanhos S, M, L e XL e possui o peso declarado pelo fabricante de 11,95 kg.