Marca ícone na fabricação de componentes para modalidades “de gravidade” do mountain bike está de volta pós anos de auto-ostracismo
Fundada há cerca de 25 anos atrás, a Azonic, subsidiária do fabricante de vestuário e equipamentos para motocross O’Neil, foi uma das primeira marcas a apostar todas as suas fichas nas modalidades mais radicais do mountain bike, como o Freeride e o Downhill. Ao fabricar componentes que aguentavam muito mais abusos do que seus concorrentes, a logo da Azonic tornou-se presença obrigatória nas bicicletas dos melhores atletas da modalidade na época, que utilizavam ostensivamente seus guidões, mesas e pedais.
Inovadora em seu tempo, a marca sucumbiu à concorrência e desapareceu lentamente do mercado, incrivelmente sem despertar muita atenção. Relançada oficialmente há poucos meses, a Azonic está retrabalhando sua marca, sem perder suas raízes ao produzir peças inovadoras e resistentes para atender às necessidades dos ciclistas mais exigentes.
Um dos destaques desta nova fase da Azonic é o pedal Flat Iron pedal. Com um perfil super baixo de apenas 10mm, o Flat Iron foi desenvolvido para trazer os pés do ciclista mais próximo do eixo do pedal, aumentando com isto a manobrabilidade e reduzindo peso. disponível nas cores preta e verde neon, O Flat Iron pesa 385 gramas o par e vem com dois tipos de pinagem do grip, a Micro e a Fatty, com pinos oversized.
As rodas Outcast (vendidas exclusivamente no tamanho 26 polegadas) utilizam aros tubeless de 23mm de largura, enraiamento com 24 raios com cabeça em “J” e nipples extra-grandes. Possuem as opções de blocagem QR, 15mm, e 20mm (roda dianteira) e 142 x 12mm (treseira). O peso do conjunto de rodas é de 1,940 gramas, bastante leve para esta modalidade.
Além destes componentes, a Azonic disponibiliza em seu catálogo sua linha de mesas e guidões, além de um canote telescópico (30.9mm, 31.6mm e 34.9mm.