Por Gustavo Soares e Nayara* – A Chapada Diamantina hoje é sinônimo de Brasil Ride! Então fizemos uma viagem de carro, Brasília-Lençóis para conhecer as trilhas da região. Não foi nenhuma surpresa descobrir que as trilhas de lá são ótimas!!!
O Roncador é a melhor trilha da Chapada! O caminho é ótimo! Aproximadamente 19 km. Podemos considera-la de nível médio. Saindo da Comunidade Quilombola do Remanso rumo a cachoeira através de um single track. Foi conosco o Fernando, um Quilombola e nosso guia, o Dila! Antes de chegar a cachoeira há a possibilidade de almoçar na fazenda do proprietário do local. O almoço é excelente, feito num fogão a lenha, por quilombolas, com comida típica quilombola.
[sgpx gpx=”/wp-content/uploads/gpx/Trilha_do_Roncador.gpx”]A cachoeira possui piscinas naturais no parte de cima. Impressionante como a água de lá é limpa e morna!
A volta é feita por outro single track, mais afastado do Rio. É possível conhecer também o “Mini-Pantanal”, uma atração turística da região. Vale a pena parar uns 5 minutos para ver.
Recomendamos procurar um Guia Turístico na Associação de Guias Turísticos de Lençóis para fazer estes trajetos. Eles não cobram caro, possuem treinamento em primeiros socorros, mecânica de bicicletas e conhecem bastante a região. Uma sugestão é o Guia Dila, que esteve conosco em quatro trilhas que fizemos lá na Chapada.
Segue o vídeo com o trecho de Single Track, que é a parte que se segue paralelamente ao Rio Roncador: