As garrafinhas são elementos indispensáveis para o verão do atleta. A hidratação correta é fundamental para manter a saúde do corpo durante os treinos. Os squeezes com água ou outro tipo de bebida esportiva precisam de tratamento especial para que você não tenha problemas.
De acordo com o infectologista do Alta Excelência Diagnóstica, Dr. Alberto Chebabo, as garrafinhas precisam ser lavadas todos os dias. “Elas ficam contaminadas por bactérias e fungos presentes na nossa boca”, explica o médico. “Algumas dessas bactérias necessitam apenas de água e seus nutrientes para se proliferarem, contaminando o interior e o líquido dentro da garrafa.”
A diarreia é a doença mais comum de ser transmitida em um squeeze mal lavado. “O limo formado pelas bactérias também pode alterar o sabor da bebida”, completa.
Segundo Chebabo, as garrafinhas em aço inoxidável e material acrílico têm menor proliferação bacteriana. “Porém, mesmo as de plástico podem ser usadas se limpas da maneira correta”. Caso opte pelas de plástico, procure as que são livres de bisfenol, substância tóxica que pode ser transferida para a água. No próprio squeeze há a inscrição BPA-Free.
Veja como as garrafinhas devem ser higienizadas:
- Desmonte-a, retirando a tampa e lave tudo com água e detergente neutro.
- Antes de guardá-la ou colocar o líquido desejado, verifique se o squeeze está totalmente seco.
- Uma vez por semana, recomenda-se a desinfecção da garrafinha, utilizando hipoclorito de sódio (vendido em supermercados e farmácias).
- Deixe o squeeze e a tampa de molho na solução com o hipoclorito de sódio por 20 minutos.
Fonte: Ativo/Prólogo