Cidade catarinense, que já é conhecida pelo título de Cidade da Bicicleta, terá uma semana dedicada ao tema
Joinville, conhecida como a Cidade das Bicicleta, ganhou um motivo a mais para ser reconhecida por esse título. No fim de dezembro, o prefeito Udo Döhler sancionou a lei número 7.666, que institui a Semana Municipal da Bicicleta, a ser realizada de 3 a 9 de março de cada ano.
A proposta foi apresentada pelo vereador Cláudio Aragão, que foi procurado por grupo de ciclistas que sugeriram a criação de uma data especial para fomentar a prática do ciclismo como meio de transporte, recreação e até competição. A data sugerida coincide com os festejos do aniversário de Joinville, comemorado com o feriado do dia 9 de março.
“Já agendamos para fevereiro reuniões para estruturar programação da Semana da Bicicleta”, informou o vereador. Segundo Cláudio Aragão, nessa programação também devem se envolver a Fundação de Esporte, Lazer e Eventos (Felej) e a Escola de Trânsito, ligada ao Instituto de Trânsito e Transporte (Itrran).
Segundo o presidente da Fudação Ippuj (órgão de planejamento de Joinville), Vladimir Constante, Joinville tem uma forte vocação para o uso de bicicletas por sua topografia plana e uma rede de ciclovias de 125 quilômetros e um plano cicloviário que deve oferecer mais de 600 quilômetros nos próximos anos. “Hoje, nossa pesquisa de origem e destino da população mostra que 11,3% dos deslocamentos são feitos por bicicleta, contra 4,5% de outras cidades do mesmo porte. Queremos ampliar esse percentual para 20%”.
Fonte: Notícias do Dia