As empresas suecas apostam na interatividade entre veículo e bicicleta para aumentar a segurança dos ciclistas
No início do ano passado, a marca automotiva Volvo anunciou que estava trabalhando no desenvolvimento de projetos com o intuito de diminuir o risco de acidentes envolvendo automóveis, pedestres e ciclistas. A empresa sueca chegou mesmo a desenvolver um sistema de airbag externo para proteger não o motorista, mas o ciclista ou pedestre que tenha tido a desventura de ser abalroado por um automóvel. Embora tenhamos a certeza de que, na maioria das vezes, um motorista atento torne esta tecnologia toda desnecessária, por outro lado é bom ver uma empresa automotiva que pensa nas pessoas dentro e fora do automóvel.
Outra empresa sueca com a mesma preocupação com a segurança é o fabricante de equipamento esportivo POC, que recentemente estabeleceu uma parceria com a Volvo para o desenvolvimento de novas tecnologias que visem o aumento da segurança dos ciclistas. A POC lançou no ano passado o ICEdot, um sensor fixado no capacete que contém um acelerômetro e um leitor de força-G que, em caso de acidente, transmitem as coordenadas de GPS e um aviso SMS para um telefone pré-programado.
Com o interesse comum em desenvolver novas tecnologias, as duas marcas resolveram unir forças e anunciaram a criação de uma parceria que pretende contribuir para uma maior segurança nas ruas, tanto para motoristas quanto para ciclistas. Um dos primeiros projetos a serem desenvolvidos nesta nova parceria está centrada em um sistema de comunicação entre ciclista e motorista, denominado City Safety, que fornecerá a ambos informações que confirmem se o ciclista está sendo visto pelo condutor do veículo, tornando assim áreas urbanas mais seguras para ambos.