A marca japonesa Pioneer anunciou na semana passada por ocasião da Consumer Electronics Show 2014 – CES o lançamento de uma linha de acessórios eletrônicos voltada para o Ciclismo.
A linha Cycling Sports é composta por sensores instalados no pediavela e no movimento central da bicicleta que analisam os dados da pedalada, um ciclocomputador com tela do tipo touchscreen e um software de análise para treinamento.
O sistema de sensores SGY-PM900H90 mede a cadência e a potência da pedalada a cada 30º de rotação do pedivela, transmitindo as informações para o ciclocomputador SGX-CA900 através do protocolo de transmissão ANT+, muito mais preciso e livre de interferências do que os sistemas que utilizam transmissão de dados por bluetooth.
Mais de 100 tipos de informações podem ser acessadas no ciclocomputador, desde velocidade, frequência cardíaca, temperatura, elevação e potência da pedalada, entre outras. A tela do ciclocomputador pode ser personalizada em até 16 layouts diferentes, permitindo ao usuário escolher o que quer ser mostrado no display touchscreen.
Todos os dados do atleta podem ser analisados e compartilhados pelo software Cyclo-Sphere. Desta forma, informações sobre treinamento e competições em tempo real podem ajudar a aumentar o desempenho e o potencial do ciclista.
De acordo com a Pioneer, o ciclocomputador será comercializado pelo preço de 900 dólares, enquanto que os sensores poderão ser adquiridos ao preço de 1.600 dólares. No momento, só existem sensores para o pedivela Shimano FC-9000 (Dura Ace).