24 de novembro de 2024

Análise: Freios Shimano Deore XT M785 2014

Não é a primeira vez que se fala por aqui e provavelmente não será a última: os freios Shimano Deore XT são simplesmente a melhor opção de freios do mercado. Se levarmos em consideração que ele utiliza dois pistões de acionamento, ao contrário de modelos mais caros e sofisticados que utilizam 4 pistões, sua performance pode ser comparada a pesos-pesados como o SRAM’s X0, o Formula T1S, o Magura MT8 e até mesmo ao seu “irmão maior”, o Shimano XTR.

A linha Shimano Deore XT M785 substitui o antigo modelo Deore XT M775, trazendo melhoras significativas em termos de performance. Seu design não foi muito alterado, mantendo as mesmas excelentes manetes de acionamento de três anos atrás, prova de que “time que está ganhando não se mexe”. Além da incrível ergonomia, as manetes podem ser ajustadas mediante um pequeno parafuso que altera a distância das mesmas em relação ao guidão.

O chamativo visual cromado do reservatório de óleo mineral poderá não agradar a todos. Há quem ache bonito…

Freios Shimano XT M785 (2014)Grande parte da performance do freio XT M785 ocorre graças a tecnologiaServo Wave, que permite uma ótima modulação aliada a um incrível poder de frenagem, mesmo acionado com um único dedo. Pessoas acostumadas com freios “nervosos”, que são acionados ao menor toque nas manetes irão estranhar um pouco, mas uma vez acostumados não irão querer saber de outro freio.

Durante seu acionamento, em nenhum momento é sentida perda do poder de frenagem, mesmo em descidas longas, graças ao seu sistema Ice Tech de refrigeração das pastilhas e do rotor.

Para a linha Deore XT, a Shimano disponibiliza rotores nas medidas 140, 160 e 180mm. Ao utilizar estes últimos, seu poder de frenagem é comparável a outros modelos muito mais caros, como o Shimano XTR e o Formula T1S, que utilizam pistões maiores de 24mm (o XT utiliza pistões de 22mm).

Nas disciplinas de Cross-Country e Enduro, o Deore XT M785 poderá ser a melhor escolha no quesito performance x preço, apesar de seu peso ligeiramente superior aos seus  concorrentes diretos. Se a questão do peso for secundária para você, tenha em mente que trata-se de um dos freios mais confiáveis e eficientes atualmente no mercado.

Freios Shimano XT M785 (2014)Vantagens:

  • Preço razoável
  • Excelente poder de frenagem
  • Ótima modulação
  • Fácil manutenção

Desvantagens:

  • Não permite a inversão das manetes
  • Mais pesado que a concorrência
  • Rotores vendidos separadamente

Veja também:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização