Dia após dia, a bicicleta vai ganhando cada vez mais espaço nas ruas e avenidas do mundo inteiro, com um número cada vez maior de pessoas que passam a utilizá-las como meio diário de transporte. Com isto, muitas empresas que normalmente não possuem qualquer vínculo com a bicicleta sentem-se tentadas a produzir seus próprios modelos, que muitas vezes destacam-se por seu design diferenciado e recursos que normalmente não são encontrados em modelos comuns de produção comercial.
Selecionamos cinco modelos de bicicletas que já saíram da fase de protótipo e devem estar aportando em nas trilhas e estradas de todo o mundo em breve:
Audi e-Bike Wörthersee
Apresentada no ano passado, esta mountain e-bike (pedelec) construída pelo fabricante de automóveis Audi possui quadro, rodas, mesa e guidão em fibra de carbono e conectividade com smartphone, que controla não apenas o modo de condução do motor elétrico, mas até a altura do selim da bike. Pedalando no modo elétrico assistido, a Audi e-Bike pode alcançar 80 km/h e percorrer entre 50 e 70 quilômetros. Sua exclusiva transmissão é inspirada no sistema R-Tronic, utilizado na série automotiva R8 da marca alemã.
Confira ela em ação:
Lunartic
Desenvolvida para ciclistas urbanos, a Lunartic combina a versatilidade das bikes dobráveis com uma roda traseira sem raios e cubos, acionada por uma correia dentada no lugar da tradicional corrente.
Bridgestone Angelino Petite Electric Bicycle
Outro modelo de pedelec no mercado. A Bridgestone Angelino Petite já encontra-se em vias de produção comercial e é sucesso no Japão, com mais de 300 mil bicicletas vendidas.
Destinada a pais que querem passear com seus filhos pequenos, a Angelino vem com cadeirinha infantil integrada, motor elétrico com 240w de potência e autonomia de 60km sem a necessidade de recarga. Com seu baixo centro de gravidade, o que garante sua boa dirigibilidade, mesmo totalmente carregada, pode ainda converter a cadeirinha frontal em uma cesta para compras, além de possuir espaço para um rack de transportes extra no bagageiro traseiro, o que a torna uma excelente opção para quem precisa transportar grandes volumes em uma bicicleta.
Yikebike
Não parece, mas isto também é uma bike. Anunciada como a primeira e-bike dobrável super leve do mercado, a YikeBike deixa de lado o convencionalismo em uma posição de direção única, com o guidão próximo aos quadris do condutor, duas rodas de tamanhos diferentes e uma velocidade máxima de 23km/h. Quando dobrada, cabe em uma prática bolsa que acompanha o usuário até seu escritório ou casa.
BMW i-Pedelec
O mais recente lançamento da empresa BMW não é um automóvel, mas sim uma e-bike conceitual, a i-Pedelec. Desenvolvida em conjunto com o BMW i3, o também conceitual automóvel elétrico da montadora alemã, esta pedelec possui câmbio de três velocidades e é construída em alumínio e fibra de carbono e pode alcançar a velocidade máxima de 25km/h, com uma autonomia de 40km. Até duas i-Pedelecs podem ser armazenadas no porta-malas do i3, através de engates de série.