Duas empresas britânicas associaram-se em um projeto que promete revolucionar a produção de quadros para bicicletas. A fabricante de bicicletas Empire Cycles associou-se a especialista em modelagem Renishaw para desenvolver e produzir o primeiro quadro de bicicleta inteiramente produzido em uma impressora 3D.
De acordo com os desenvolvedores do projeto, o resultado é um quadro resistente e leve, que em produção industrial poderá diminuir custos de produção e consequentemente os preços finais.
O desenho da bicicleta é baseado no modelo MX-6 da Empire Cycles, porém com ligeiras modificações no formato dos tubos de forma aproveitas as vantagens da tecnologia.
O quadro de liga de titânio é impresso por pedaços que posteriormente são polidos e colados. Uma vez montado, cada quadro é submetido a um rigoroso teste de fadiga. Para se ter uma ideia da resistência do material, o o suporte da blocagem do canote do selim foi testado com carga 6 vezes acima da recomendada pelas normas técnicas europeias sem nenhum sinal de falha. O peso do triângulo dianteiro do quadro é de 1.440kg.
Até o presente momento não há previsão de produção e venda da bike. Em breve, mais notícias.