24 de novembro de 2024

Empresa brasileira cria farol traseiro para bike com rastreador GPS

Yon Bike LampNastek Tecnologia, empresa brasileira de inovação tecnológica, está lançando a Yon Bike Lamp, um sistema de iluminação de segurança para bikes com rastreador GSM/GPS.

Uma vez instalado, o acessório permite o rastreamento da bicicleta por meio de um aplicativo para smarthphone, oferecido nas versões iOS e Android. Com isto é possível enviar um SMS para o Yon Bike Lamp e, assim que sair do modo de espera, o aparelho responde com um link dando sua localização. O produto também funciona como um farol normal resistente à prova d‘água, que pode ser usado tanto na vertical quanto horizontalmente. O Yon Bike Lamp possui acelerômetro embutido, que reconhece quando o usuário não esta pedalando, desligando o aparelho automaticamente para economizar energia.

“Nos últimos anos, as pessoas vêm se preocupando mais com a sustentabilidade, o que têm feito com que escolhessem a bicicleta como uma alternativa de transporte, aumentando a demanda desse mercado”, disse Lauro Cruz, diretor de tecnologia da Nastek. “Porém, o roubo aumenta à medida que as bicicletas crescem em popularidade. A necessidade por soluções que atendam a demanda por mais segurança fez com que desenvolvêssemos um produto que é um rastreador embutido a um farol traseiro, que também possui monitor fitness”.

Além das funções já descritas, é possível também, através da função fitness do Yon Bike Lamp, gerenciar os exercícios do ciclista. A combinação do acelerômetro com o GPS permite que o aparelho determine a distância e o tempo decorrido, além da velocidade atual e média, junto com a estimativa de calorias queimadas. Todos esses dados podem ser compartilhados em mídias sociais em tempo real.

O produto ainda não tem data confirmada para chegar às prateleiras. De acordo com o fabricante, o preço de varejo deverá ficar em torno de 360 reais.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização