Atualmente, mais e mais usuários e fabricantes de bicicletas estão optando por sistemas de transmissão de uma única coroa, devido às vantagens do sistema, como menor peso, utilização mais intuitiva, facilidade de manutenção e limpeza, além de ter um conduíte de marcha a menos a enroscar em galhos de árvores durante nossas trilhas.
Infelizmente, as opções de série oferecidas ao mercado possuem um preço proibitivo, como os grupos SRAM XX1 e X01 e tentar criar um grupo de 1 x 10 velocidade a partir do seu cassete de 11-36 dentes definitivamente não vai dar certo. Bom, pelo menos até agora. Mediante a compra de um pinhão de 42 dentes OneUp é possível converter o cassete de sua bike, seja ele Shimano ou SRAM. Vamos ver como funciona a conversão, explicada detalhadamente pela revista Enduro Mountain Bike Magazine:
O peso do pinhão de alumínio de 42 dentes (71) é insignificante, levando-se em consideração que sua bike irá ficar bem mais leve quando forem retirados o câmbio dianteiro, o passador esquerdo, todo o cabeamento e, é claro, uma ou duas coroas a menos, juntamente com seus parafusos.
Após remover a roda traseira, o próximo passo é desmontar o cassete. Para isto, é necessária a utilização das ferramentas Park Tool SR-18 e FR-5 ou similares:
Para dar espaço ao novo pinhão de 42 dentes, remova o pinhão de 17 dentes:
Importante: O alinhamento do novo pinhão em um cassete Shimano é diferente do utilizado em um cassete SRAM:
Aproveite que o cassete está desmontado e limpe-o completamente. Faça o mesmo com o freehub, retirando a graxa velha com um pano embebido em desengraxante tipo citrus ou desengordurante biodegradável:
Após a limpeza e secagem, monte o cassete no freehub, passando um pouco de graxa neste último. Cuidado para não alterar a ordem dos pinhões:
Após a instalação do cassete, utilize um torquímetro e a ferramenta Park Tool FR-5 (ou similar), para travar o cassete. O torque recomendado vem escrito no anel de trava do cassete. no caso do cassete Shimano o valor é 40 NM:
O pinhão OneUp 42t está devidamente montado e sua roda encontra-se pronta!
Após instalar a roda de volta à bicicleta, é hora de regular o câmbio traseiro:
É especialmente importante reajustar os parafusos limitadores do curso do câmbio, caso contrário, a corrente poderá cair entre o cassete e os raios da roda:
Pronta para as trilhas: A nova combinação entre um cassete de 10 velocidades 11-42 dentes com uma única coroa resulta em uma nova relação mais confortável:
Informações técnicas:
- Peso: 71 gramas (42 dentes)
- 10-velocidades: (11-13-15-19-21-24-28-32-36-42)
- Material: Liga de alumínio 7075-T6
- Diminuição de peso em relação a um grupo com 3 coroas: 367g
- Preço: 100$
- Informações e vendas: www.oneupcomponents.com
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Fonte: Enduro Mountain Bike Magazine (fotos: Christoph Bayer)