Uma campanha sobre segurança de ciclistas nas ruas teve um de seus anúncios proibido na Escócia por mostrar uma ciclista sem capacete. O vídeo, com 42 segundos de duração, faz uma brincadeira inusitada com os motoristas, pedindo para “tratarem os ciclistas como se fossem cavalos”. Após algumas brincadeiras com bicicletas em estábulos e pistas de hipismo o narrador esclarece: “Só queremos dizer para diminuir a velocidade, tratá-los com cuidado e dar espaço na pista“.
O anúncio foi banido pelo órgão regulamentador de publicidade do Reino Unido, a Advertising Standards Authority – ASA, que entendeu que, ao mostrar uma ciclista pedalando sem capacete, a campanha demonstrou uma atitude “socialmente irresponsável”.
A decisão criou mal estar entre a comunidade ciclística escocesa, que entende que a decisão de utilizar ou não capacete é uma decisão pessoal, já que não há a obrigatoriedade de seu uso no país.
“Entendemos que, embora a legislação britânica não exija a obrigatoriedade do uso de capacetes por ciclistas, sua utilização é recomendada como uma boa prática. Nós consideramos que a cena onde uma ciclista aparece sem capacete prejudica essa recomendação. Por essas razões nós concluímos que o anúncio é socialmente irresponsável e pode encorajar comportamento prejudicial para a saúde a segurança.”