Empresas de Bogotá, na Colômbia, concordaram em apoiar a proposta feita pela organização Mejor en Bici, de que o Dia Sem Carro se estenda por uma semana, a partir desta quinta-feira, 6 de fevereiro. Segundo o jornal “Las 2 Orillas”, as empresas Sura, Pacific Rubiales, Universidad Javeriana, Equión, Unilever, Diageo e Seguros Bolívar já manifestaram apoio à ideia. Na Colômbia, diferentemente do Brasil, o Dia Sem Carro acontece em fevereiro e geralmente mobiliza centenas de empresas e milhares de pessoas nas principais cidades.
Para implementar a proposta do Mejor en Bici, os empregados e diretores dessas empresas usarão a bicicleta durante cinco dias, fazendo o percurso casa-trabalho. Foram desenhadas três grandes rotas (ver mapa abaixo), a do Norte, do Centro, e Salitre, que contarão com segurança e assistência em caso de algum acidente ou qualquer imprevisto. “Este projeto está dirigido a pessoas que não usam a bicicleta habitualmente. Esperamos que com essa experiência eles se convertam em ciclistas frequentes”, explica Andrés Vergara, membro da Mejor en Bici.
Segundo o jornal colombiano, os moradores de Bogotá perdem aproximadamente 22 dias por ano no trânsito, tempo que poderiam gozar como férias, por exemplo. A proposta da organização Mejor en Bici é promover o uso de um meio de transporte sustentável, além de garantir mais saúde e mobilidade. O uso da bicicleta reduz o tempo perdido em engarrafamentos, melhora a saúde das pessoas, reduz as emissões de CO2 e o stress.
“Está comprovado que o uso da bicicleta faz as pessoas se sentirem mais felizes e, acima de tudo, melhora seu rendimento, porque quando pedalamos, perdemos menos tempo no trânsito e há menos gastos”, enfatiza Diego Ospina Casto, gerente da Mejor en Bici.
A municipalidade de Bogotá. irá habilitar 376 quilômetros da rede de ciclorrotas e ciclovias especialmente para o evento desta semana.
Fonte: Portal Mobilize