Não há duvida: uma das melhores maneiras de se locomover na Holanda é sobre duas rodas. Estima-se que cada holandês tenha pelo menos uma bicicleta, o equivalente a cerca de 16,5 milhões (mesmo número de habitantes) de “magrelas” circulando pelas ruas.
Por todo o país estão espalhados 32 mil km de ciclovias equipadas com sinais de trânsito e indicações de como ir de uma cidade a outra pedalando. Amsterdã (800 mil habitantes) tem 500 km de ciclovias. É mais do que a soma das ciclovias de cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador que, segundo um levantamento realizado em 2013 pela ONG Mobilize Brasil, possuem, juntas, menos de 440 km de espaços reservados para as bicicletas em seus respectivos sistemas viários.
Em Amsterdã, segundo a prefeitura da cidade, 40% da população vai trabalhar diariamente de bicicleta, enquanto apenas 20% se dirige até o local de trabalho de carro. Na Holanda, as bicicletas também podem ser usadas por quem deseja conhecer melhor os seus atrativos. Cerca de 100 rotas atravessam os lugares mais interessantes do país. Esses itinerários estão disponíveis em empresas de aluguel de bicicletas e no escritório local de informações aos turistas.
Itinerários de bicicleta:
Delft: http://www.holland.com/br/turismo/artigo/itinerario-de-bicicleta-de-delft.htm
Haia: http://www.holland.com/br/turismo/artigo/itinerario-de-bicicleta-haia-katwijk.htm
Kinderdijk: http://www.holland.com/br/turismo/artigo/tour-kinderdijk.htm
Para mais informações, acesse o site da Holland Alliance. No Facebook: “Visite a Holanda”.
Fonte: Portal Mobilize, com informações da Holland Alliance*