Cidade holandesa lida com um ‘problema’ incomum: a superlotação de bikes no espaço urbano
As autoridades da cidade de Amsterdã, na Holanda, estão investindo 120 milhões de euros na melhoria das instalações para ciclistas, dos quais 90 milhões de euros serão gastos em 40 mil novas vagas de estacionamento de bicicletas, os bicicletários.
O uso de bicicletas na capital holandesa subiu mais de 40% ao longo dos últimos vinte anos, informa a câmara municipal de Amsterdã. Isso significa que as ciclovias estão estreitas demais para acomodar esse volume crescente de tráfego de bicicletas e os bicicletários estão superlotados, o que está começando a afetar a acessibilidade.
Medidas voltadas à bicicleta – A cidade decidiu introduzir medidas para ajudar os ciclistas. Uma delas é aumentar o tempo de sinal verde para a bicicleta em semáforos, visando a melhorar o fluxo de tráfego nas ciclovias, proporcionar espaço extra em cruzamentos. Além disso, haverá a nomeação de um funcionário responsável por coordenar a remoção dos veículos fora de uso nos bicicletários.
Tudo isso, e mais 17 km de ciclovias a serem implantadas em Amsterdã.
A municipalidade também está planejando um grande depósito para onde remover bicicletas abandonadas nos bicicletários e pretende também introduzir um tempo limite nesses estacionamentos para duas rodas.
Fonte: Portal Mobilize, com informações da Dutch News