Lenda do downhill se acidenta novamente poucos dias após se recuperar de lesão ocorrida no fim do ano passado
A sorte definitivamente não está do lado de Nicolas Vouilloz. Poucos dias depois de retornar aos treinos em bicicleta após um acidente que o deixou parado por vários meses, o atleta da equipe LaPierre de Enduro/Freeride/Downhill acidentou-se novamente, machucando seu joelho direito.
“Sofri novamente uma queda após voltar a pedalar depois de 5 meses de inatividade. Estava pedalando minha bike de cross-country quando me desequilibrei em uma sessão de baixa velocidade, enganchando minha bermuda no selim da bicicleta, caindo para o lado direito. Tudo que me lembro foi da perna tensionando e um terrível barulho de algo quebrando”, diz Nico.
O atleta foi prontamente submetido a uma cirurgia no joelho, que sofreu danos nos ligamentos lateral interno e no menisco. “Como já não tenho mais o ligamento cruzado, os médicos me recomendaram substituí-lo com um ligamento sintético, já que não irei muito longe se perder mais um ligamento! Isto me permitirá também uma processo de recuperação mais rápido”, completa.
O imprevisto teve como consequência a não participação de Nico na primeira etapa da Enduro World Series, a maior prova de Enduro do mundo, que será realizada no Chile. O atleta no entanto, está confiante em sua recuperação para poder participar da segunda etapa da prova, a ser realizada na Escócia.
No ano passado, uma grave queda que causou fraturas no osso escafoide e rompeu os ligamentos do joelho esquerdo deixou o atleta francês fora das competições por cinco meses.
Histórico de campeão – Considerado uma lenda viva do mountain bike, o francês Nicolas Vouilloz iniciou-se no mundo das competições em 1991. Logo em seu primeiro ano, ganhou o campeonato francês de Downhill na categoria cadete, com apenas 15 anos. Considerado uma lenda viva do Downhill, Nico, como é chamado por seus fãs, foi dez vezes campeão mundial em onze anos de carreira profissional. Em seu extenso currículo, constam nada menos que 5 edições da Copa do Mundo da UCI, 4 Campeonatos Europeus, 7 Campeonatos nacionais franceses, 2 Taças da França e 2 Avalanche Cup.
Em 2008, Vouilloz abandonou as competições de MTB para competir em ralis automobilísticos pela equipe Peugeot Bozian Racing, tendo vencido a edição de 2008 da IRC na classe Super 2000.
Após cinco anos longe do mountain bike, Vouilloz voltou a competir profissionalmente em 2007, por ocasião da quarta etapa da Copa do Mundo de Downhill da UCI em Champery, na Suíça, competindo pela Lapierre.