Uma verdadeira revolução nas competições de Downhill será iniciada a partir do dia 13 de julho na cidade de Livigno, na Itália. Trata-se da Red Bull wide Open, uma competição que reunirá os maiores expoentes da categoria em uma competição com um formato inédito, que reúne as características do Super-cross com o Dowhill. A nova modalidade irá por à prova as habilidades dos competidores e determinar quem realmente é o melhor ciclista de “gravidade” no mundo.
Com 500 metros de descidas que serpenteiam as montanhas do Bike Park Mottolino, em Livigno, Itália, o percurso do Red Bull Wide Open foi especialmente desenhado para desafiar os competidores em uma variedade de desafios que incluem jumps gigantescos, gaps, rock gardens e a transposição de riachos pedregosos. O formato da competição utiliza a largada de seis atletas simultaneamente por bateria.
De acordo com a organização do evento, entre os inscritos estão alguns dos maiores nomes do Downhill e do Freeride da atualidade, como Aaron Chase, Andreu Lacondeguy, Cameron Zink, Greg Minnaar, Darren Berrecloth, Filip Polc e Kyle Strait, entre outros
Além da competição, a programação do evento inclui também exposições de bicicletas e acessórios, workshops e outras atrações.
Calendário:
- 11 de julho: Treino oficial
- 12 de julho: Treino oficial e qualifying
- 13 de julho: Competição
Maiores informações estão disponíveis no website da Red Bull.
Livigno – A pequena cidade italiana de Livigno é famosa pela grande variedade de opções na prática de esportes de inverno. Apelidada de “Pequeno Tibet”, suas características montanhosas a tornam o cenário perfeito para a prática das modalidades ciclísticas de cross-country, all mountain e downhill, proporcionando grandes desafios e emoções aos atletas.
O Bike Park Mottolino, situado nas imediações da cidade, possui nada menos que 3.200 km de trilhas mapeadas por GPS. O local foi palco do Campeonato Mundial Mountain Bike em 2005.