Flávia Oliveira conquistou a 16ª colocação e largará a primeira etapa com menos de um minuto de diferença para a líder
O pontapé inicial da Volta Ciclística de El Salvador aconteceu nesta terça-feira, 11 de março, com uma prova contra-relógio representando o Prólogo, que serve para definir a primeira líder da competição. A brasileira melhor colocada foi Flávia Oliveira terminando na 18ª colocação. A vitória ficou com a russa Olga Zabelinskaya.
Apesar de não subirem ao pódio, as brasileiras tiveram uma boa atuação. A prova teve um percurso bastante difícil, com subidas muito duras, que fizeram muita diferença nos tempos da classificação geral. Mesmo com toda a dificuldade encontrada, Flávia terminou a apenas 40 segundos depois da campeã. Ana Paula Polegatch concluiu na 25ª colocação a 47s. Cristiane Pereira terminou em 29º lugar, Uenia Fernandes em 33º e Daniela Lionco em 45º.
As atletas irão pedalar pela primeira etapa nesta quarta (12), percorrendo 95 km entre as localidades de Sonsonate e La Libertad. Será uma etapa com os últimos quilômetros bastante difíceis, incluindo várias sudbidas. “Conseguimos não perder muito tempo no prólogo e estamos confiantes para enfrentar a primeira etapa. Temos atletas que andam muito bem na subida e poderemos fazer uma boa prova”, afirmou Glauber de Souza, técnico da Seleção.