22 de novembro de 2024
Disputa pelo bronze - Foto: COB/Divulgação

Ciclismo de Pista garante o bronze nos Jogos Sul-Americanos

Disputa pelo bronze - Foto: COB/Divulgação
Disputa pelo bronze – Foto: COB/Divulgação

Atletas da velocidade por equipes fizeram o terceiro melhor tempo em Santiago e bateram o recorde brasileiro

Motivada, a equipe brasileira de Ciclismo de Pista estreou nos Jogos Sul-Americanos nesta terça (11), com uma medalha de bronze conquistada na prova de velocidade por equipes masculina. Os atletas Flávio Cipriano, Kacio Fonseca e Diefferson Borges foram os responsáveis pelo excelente resultado alcançado no velódromo do Parque Peñalolén, em Santiago, no Chile.

A prova foi acirrada desde as primeiras séries eliminatórias, onde a equipe brasileira já mostrou o seu potencial e quebrou o recorde brasileiro ao marcar 45s066. O recorde anterior havia sido estabelecido em fevereiro, na Suíça, pelos mesmos atletas da seleção brasileira. Na etapa final, os brasileiros fizeram 45s609 e garantiram a medalha de bronze. A Venezuela conquistou o ouro com 44s593, seguida pela Colômbia, que fez 44s658, com a prata.

O bronze conquistado pela seleção brasileira teve gostinho de medalha de ouro. A disputa brasileira levantou a torcida e foi considerada uma das mais emocionantes do dia. Pouco depois da largada, pela disputa do terceiro lugar, os brasileiros acabaram tendo problemas e perderam bastante tempo. A vitória parecia impossível, mas com um trabalho de recuperação perfeito, a seleção empolgou a torcida presente, recuperou o tempo perdido e garantiu a primeira medalha da pista para o Brasil nesta edição dos Jogos Sul-Americanos.

Outra grande surpresa foi o desempenho das meninas da Seleção Brasileira. As ciclistas Gabriela Yumi e Wellyda Rodrigues disputaram a prova de velocidade individual (200 metros) e chegaram muito perto de uma medalha. Gabriela completou a prova fazendo 11s980 e terminou na quinta colocação, seguida pela sua companheira Wellyda Rodrigues em sexto lugar. A medalha de ouro foi para a venezuelana Daniela Larreal, seguida pelas colombianas Juliana Gaviria e María Garcia, segunda e terceira colocadas.

“Apostamos nessa renovação do ciclismo de pista e estamos começando a colher os primeiros frutos. Os atletas tiveram um dia incrível, com ótimos resultados. Apesar dos problemas que tivemos no masculino, nossa equipe mostrou muita força de vontade e superação para conquistar a medalha de bronze. As meninas também fizeram bonito e por muito pouco não alcançaram o pódio. Ainda teremos boas oportunidades de conquistar outras medalhas. Esse primeiro dia serviu de motivação para toda a equipe”, declarou Emerson Silva, técnico da Seleção Brasileira de Ciclismo de Pista.

Prova de velocidade por equipe – Na prova de velocidade por equipes masculina, os times formados por três ciclistas precisam disputar três séries de três voltas com cada ciclista da equipe puxando uma volta. Vence ou se classifica quem completar o percurso com o menor tempo.

Fonte: Federação Paulista de Ciclismo, com informações da CBC

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização