William Chiarello e Janildes Fernandes são os melhores brasileiros na prova de Ciclismo de Estrada, alcançando a sexta colocação em suas categorias
No último dia de disputas do ciclismo dos Jogos Sul-Americanos do Chile, o Brasil conquistou dois sextos lugares na prova de estrada com Janildes Fernandes e Willian Chiarello. O Chile foi campeão tanto no masculino quanto no feminino.
Os homens pedalaram por 170 km e as mulheres 80 km. A equipe brasileira disputou as provas com seis atletas no masculino e quarto no feminino. Os ciclistas Willian Chiarello e Janildes Fernandes foram os melhores colocados, terminando com a sexta colocação.
No Feminino, apesar das várias tentativas de fuga, a decisão foi feita apenas nos metros finais. A vitória ficou com a cubana Paola Muñoz, que completou o percurso em 2h01min57s. A venezuelana Jennifer Cesar terminou em segundo e a colombiana em terceiro, todas com o mesmo tempo. A melhor brasileira foi Janildes Fernandes, na sexta posição, seguida pela sua irmã, Clemilda Fernandes em sétimo. Marcia Fernandez foi a décima e Fernanda Souza a décima quarta.
Já no masculino a decisão veio através de uma fuga formada por três atletas. Depois de 170 km o chileno Andrés Garrido faturou a medalha de ouro ao completar a prova em 4h19min32s. A Colômbia ficou em segundo lugar com Luis Laverde, seguida pela Venezuela em terceira com Jackson Rodrigues. O jovem brasileiro Willian Chiarello, que foi convocado para substituir Rafael Andriato, lesionado, fez bonito e garantiu a sexta posição para o Brasil. João Marcelo Gaspar completou em 13º e Cristian Egidio em 21º. Os demais brasileiros não completaram a prova.
“Foi uma prova com um numero grande de abandonos. O ritmo foi forte do inicio ao fim. Conseguimos andar muito bem na prova feminina. Chegamos a liderar em diversos momentos e finalizamos na sexta posição. No masculino, a prova foi um pouco diferente. Mais agitada, onde vários pequenos grupos foram se formando no decorrer do percurso. O William estava atento e conseguiu se posicionar bem, conquistando a sexta colocação. O Sul-Americano é uma competição muito disputada e qualquer detalhe pode fazer a diferença. A nossa equipe terminou com bons resultados”, declarou Cassio Freitas, técnico da seleção.
Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo