Equipamento disponibiliza informações vitais em tempo real como pressão arterial, batimento cardíaco, temperatura corporal, nível de oxigênio no sangue e capacidade pulmonar
Não há dúvidas de que a popularização dos smartphones contribuiu significativamente para o controle da saúde e das atividades físicas dos atletas. Mas uma pequena empresa promete elevar o conceito de monitoramento físico a um patamar anteriormente só conseguido em ambientes médicos.
A norte-americana Azoi anunciou o lançamento do Wello, um case (capa) para iPhone que, em combinação com um aplicativo especialmente desenvolvido para a plataforma iOS (uma versão para android já está a caminho), permite monitorar em tempo real dados como pressão arterial, temperatura corporal, nível de oxigênio no sangue e capacidade pulmonar. O equipamento, que está em fase de pré-venda pelo preço de 199 dólares, será disponibilizado para dispositivos iPhone 4s/5/5s e, em breve, para aparelhos Android com sistema operacional 4.3 ou superiores.
O novo case Wello é fruto de dois anos de trabalho em pesquisa e desenvolvimento por parte do CEO da empresa, Hamish Patel, que afirma que para sua comercialização em larga escala só dependa da aprovação da Food and Drug Administration (FDA), órgão regulamentador responsável pelo controle de medicamentos, alimentos e equipamentos médicos, entre outros. De acordo com Patel, a autorização deverá sair nos próximos meses.
O acessório para smartphones vem no formato de um case em policarbonato, muito leve, fino e sóbrio que, segundo seu desenvolvedor, não acrescenta muito peso ao smartphone. Para utilizar suas funções de monitoramento, basta tocar com os dedos em seus sensores para obter informações como pressão arterial, batimento cardíaco e temperatura corporal. Através de um pequeno canudo acoplado aos case, é possível ainda determinar ainda o nível de oxigênio no sangue e a capacidade pulmonar.
O aplicativo do equipamento é multi-usuário, permitindo sua utilização por mais de uma pessoa, cujos dados ficam disponíveis através da digitação de login e senha distintos.
Ao contrário da versão para iPhone, a versão para Android não será um case, mas sim um acessório externo com as mesmas funções de monitoramento que a versão para dispositivos Apple, comunicando-se com o smartphone através do protocolo de transmissão sem fio Bluetooth.
O novo Wello da Azoi está em fase de pré-venda no website oficial da empresa, por US$199. Infelizmente, o Brasil não está dentro dos países para onde eles despacharão o produto — a previsão de entrega varia de acordo com o país (começando por Reino Unido, Singapura, Hong Kong, China e Índia no meio do ano).