A equipa de ciclismo Sky anunciou hoje que vai afastar provisoriamente o colombiano Sergio Henao da competição devido aos resultados dos testes antidoping realizados pela equipe, que assumiu esse compromisso para mostrar suas intenções na guerra antidoping. O ciclista colombiano fica assim impedido de correr pela sua equipa por um período mínimo de oito semanas, de modo a comprovar se o treino em altitude provocou alterações dos valores fisiológicos do ciclista, já que o atleta fez os exames em sua terra-natal, Rionegro, na Colômbia, que fica a mais de 2 mil metros acima do nível do mar.
Dave Brailsford, chefe de equipe da Sky, disse que a equipe está em contacto com a União Ciclista Internacional (UCI) e a sua comissão antidoping, considerando que é necessário “esclarecer melhor os resultados” de modo a “não tirar conclusões precipitadas”. “Assim que a avaliação seja feita iremos tomar uma decisão”, adiantou Dave Brailsford.
Sergio Henao, de 26 anos, faz parte da Sky desde 2012. O colombiano, que nunca competiu no Tour de France, foi nono colocado no Giro d’Italia edição 2012 e segundo na “clássica” belga Flche Wallone em 2013.