A Specialized volta a entrar no mercado de iluminação para bicicletas com um novo sistema intitulado Flux, disponibilizado em duas versões de de faróis frontais (Expert e elite) e uma lanterna de segurança traseira especialmente destinada aos adeptos das pedaladas urbanas noturnas.
Ao contrário dos sistemas de iluminação convencionais voltadas ao ciclismo, o novo farol Specialized Flux possui um formato retangular, cuidadosamente estudado para projetar um feixe de luz que iluminará toda a zona frontal da bicicleta, incluindo ambos os lados da roda dianteira. Inspirado no funcionamento dos faróis automotivos, o Specialized Flux é instalado no guidão da bicicleta mediante um suporte especial, que permite ajustar o foco a partir do centro da roda dianteira.
O novo Flux é comercializado em duas versões. A versão topo de linha, a Expert, conta com um sistema de iluminação que utiliza três LEDs de alto brilho inseridos em uma carcaça de alumínio e uma potência total de 1.200 lúmens, potencializados através de um sistema de refletores internos perfeitamente posicionados, com o objetivo de direcionar o foco de luz com o melhor aproveitamento possível e otimizar o consumo da bateria. Seu acionamento é feito através de um controle remoto instalado próximo à manopla do guidão.
Já o segundo modelo da linha, o modelo Elite, conta com praticamente as mesmas características técnicas da versão Expert, mas com a potência de 400 lúmens, resultando em um farol mais leve e compacto, composto por um único LED de alta potência. A versão Elite não possui controle remoto, embora utilize o mesmo suporte do modelo topo de linha.
Ambos modelos são alimentados por uma bateria de lítio-íon integrada ao próprio dispositivo, recarregável por meio de uma tomada padrão USB. De acordo com o fabricante, a autonomia permite sua utilização a máxima potência (1.200 ou 400 lúmens, de acordo com o modelo) por até duas horas. No modo Economy, a autonomia se estende por até 5 horas de uso.
Pensando no adeptos das pedaladas noturnas, a Specialized lança também um modelo de iluminação traseira de segurança com a potência de 100 lúmens, que utiliza um sensor que ajusta automaticamente a intensidade da luz de forma automática de acordo com as condições ambientais, com o objetivo de otimizar a duração da bateria.
O novo sistema de iluminação Specialized Flux deverá desembarcar nas prateleiras das lojas de todo o mundo a partir do terceiro semestre deste ano, fazendo parte da coleção 2015 da marca norte-americana. Até o presente momento, não há maiores informações sobre os preços que deverão ser praticados.