19 de setembro de 2024
Na elite feminina, Isabella Lacerda ultrapassou Raiza Goulão faltando duas voltas - Foto: Bruno Senna/Divulgação

Avancini e Isabella lideram Copa Internacional de MTB

Na elite feminina, Isabella Lacerda ultrapassou Raiza Goulão faltando duas voltas - Foto: Bruno Senna/Divulgação
Na elite feminina, Isabella Lacerda ultrapassou Raiza Goulão faltando duas voltas – Foto: Bruno Senna/Divulgação

No 2º dia de competição, os atletas somam duas vitórias. Os dois foram campeões do Contra-relógio, na sexta-feira, e do Short Track, disputado neste sábado

Os ciclistas Henrique Avancini e Isabella Lacerda, campeões de 2013 da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike conquistaram mais 15 pontos na classificação geral com a vitória no Short Track neste sábado. Os dois repetiram o feito desta sexta-feira, quando venceram a prova Contrarrelógio. O Short Track foi disputado em pista reduzida, com a extensão de 1,5 km por volta. Ambos aumentaram a folga para os vice-líderes da competição, que soma 120 pontos no ranking mundial aos campeões.

Henrique Avancini tem 53 segundos para o segundo colocado - Foto: Bruno Senna/Divulgação
Henrique Avancini tem 53 segundos para o segundo colocado – Foto: Bruno Senna/Divulgação

Na Super Elite, Henrique Avancini completou o percurso segundos à frente de Ricardo Pscheidt e Rubinho Valeriano, segundo e terceiro colocados, respectivamente. Assim, a diferença para o segundo no geral, aumentou para 53 segundos.

“Na bateria classificatória, percebi que em alguns trechos, teríamos disputas com atritos para entrar nas partes mais estreitas da pista. Planejei atacar na segunda volta, após um início conservador. Pensei que Pscheidt e Rubinho conseguiriam fazer uma perseguição, mas com três voltas para o final eles diminuíram gradativamente o ritmo e consegui aumentar a distância”, disse Henrique.

O atleta agora se prepara para a última etapa, que acontece neste domingo. E vai contar com os companheiros de equipe para fazer uma boa competição. “Vou confiar nos meus colegas, Sherman e Frederico. Está tudo perfeito até o momento. Vou administrar meus 53 segundos de vantagem e tentar consolidar a vitória”, completou.

A grande disputa da Super Elite foi protagonizada por Ricardo Pscheidt e Rubinho Valeriano. Após uma largada em que caiu para a 12ª colocação, Pscheidt recuperou-se e ultrapassou Rubinho a duas voltas do fim. “Sinceramente, não esperava esse resultado tão bom no Short Track, porque essa não é minha prova favorita. No Contrarrelógio me desgastei muito e imaginei que não chegaria entre os cinco neste sábado. Na segunda e terceira voltas acelerei e consegui encostar no Rubinho. Tentei buscar o Henrique Avancini, mas não foi possível, então o segundo lugar ficou de ótimo tamanho”, comentou Pscheidt.

Isabella Lacerda lidera elite feminina - Foto: Bruno Senna/Divulgação
Isabella Lacerda lidera elite feminina – Foto: Bruno Senna/Divulgação

No feminino, Isabella Lacerda escolheu a estratégia correta e ultrapassou Raiza Goulão a duas voltas do fim. Isabella conseguiu uma folga ainda maior na liderança do Cross Country Race Stages (XCS) com 1min9seg de vantagem. “A Raiza é uma atleta muito forte e já esperava que ela viria com tudo, porque sempre anda bem em Short Track. Poupei buscando o vácuo e acompanhei o máximo que pude. Quando abri duas voltas para o fim, ataquei e logo pensei que não deveria ter ido, uma vez que faltavam mais de cinco minutos de competição. Deu certo e consegui uma boa vantagem. Agora é me concentrar para a etapa final, que será longa e vou tentar me recuperar fisicamente”, comentou Isabella.

Segunda colocada no Contrarrelógio e no Short Track, Raiza agora quer se destacar na prova deste domingo. “O Short Track é uma prova de explosão, então puxei o ritmo forte desde o começo, o que talvez tenha sido a estratégia errada. A gente aprende com os próprios erros. Consegui manter a segunda colocação, fiz meu máximo e agora vou descansar para Cross Country Olímpico”, contou Raiza.

A decisão no domingo será realizada às 14h, durante a quarta largada, no formato Cross Country Olímpico. A pista será a mesma do XCT (Contrarrelógio). Entre os profissionais, os homens darão seis voltas e as mulheres quatro no circuito de 5,8 km. O critério de alinhamento nesta etapa levará em conta o tempo somado nas duas fases anteriores.

Fonte: Globo Esporte

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização