O espanhol José Hermida, um dos favoritos ao título da edição 2014 da Absa Cape Epic, sofreu ontem um dos piores dias de sua vida a bordo de sua bicicleta. A ingestão de fruas desidratadas durante o café da manhã causou uma severa reação alérgica em Hermida que, por pouco, não fez com que ele e seu companheiro de equipe Rudi van Houts abandonassem a prova.
“Foi assustador. Estávamos entre as primeiras posições quando comecei a sentir frio e suar em abundância. Quando meus batimentos cardíacos subiram acima do normal percebi que algo estava muito errado. Paramos por alguns instantes antes que a situação pudesse piorar, porém, mal coloquei os pés no chão e comecei a ter câimbras nas duas pernas. A situação chamou tanto a atenção de quem estava por perto que um helicóptero da organização aterrissou para ver o que estava acontecendo. Ingeri bastante líquido e após uns 40 minutos minha situação se normalizou. Após ponderarmos, optamos por voltar ao ponto de assistência médica para saber o que aconteceu”, explica Hermida.
Seu mal estar e as erupções que surgiram em sua pele não deixaram dúvidas para a equipe médica que o atendeu: choque anafilático, causado por intoxicação alimentar. Ao ver que o pior já tinha passado, Hermida pediu aos médicos que não lhe aplicassem nenhum medicamento com alguma substância não permitida pela UCI, o que lhe obrigaria a abandonar a prova. Sendo assim, de acordo com o atleta, a equipe continuará competindo.
Após o susto, José Hermida decidiu não abandonar a competição, apesar da insistência de seu companheiro de equipe para que o fizesse: “Rudi me perguntou se não seria melhor abandonar a prova. Ao chegar a ser líder em uma competição deste porte, é muito doloroso não poder continuar, mas foi evidente que a situação era muito grave”. A dupla da equipe Merida Multivan irão agora para a terceira etapa de olho na evolução física de Hermida.