Para a marca norte-americana, “Alize” é muito parecido com “Allez”
Há cerca de cinco meses atrás, a marca Specialized tornou-se motivo de ira e revolta no mundo do ciclismo, ao querer processar uma pequena loja de bicicletas no interior do Canadá, cujo nome, Café Roubaix, seria plágio do nome de um de seus modelos de bicicleta de estrada.
De nada adiantou ao proprietário da loja alegar que o nome Roubaix foi adotado em homenagem à cidade francesa homônima na região Nord-Pas-de-Calais, conhecida entre outras coisas, por ser destino final da famosa prova de estrada Paris-Roubaix.
Amplamente divulgado nas redes sociais, a disputa gerou protestos indignados em todo mundo, acusando a marca norte-americana de ser um símbolo da cultura corporativa onde os fracos e indefesos via de regra acabam prejudicados. Com a repercussão, a Specialized pateticamente voltou atrás, com direito a um pedido de desculpas por parte de seu presidente, Mike Sinyard.
Como cinco meses é um tempo relativamente longo (ou curto, dependendo do ponto de vista), a Specialized está de volta em mais uma disputa judicial, desta vez contra um pequeno fabricante de bicicletas de Hong Kong, a NeilPryde Bikes. Segundo os advogados da Specialized, um dos modelos da NeilPryde, a Alize, possui um nome muito parecido com outro modelo de bicicleta da grande “S”, a Allez.
Para evitar complicações jurídicas onde, via de regra, vence quem possui o maior poder de fogo, a NeilPryde Bikes alterou o nome de sua bike, que agora passa a se chamar Nazaré. Em comunicado publicado em seu website, a empresa justifica:
“Nós renomeamos nosso modelo Alize, que agora passa a se chamar Nazaré. Trata-se apenas de uma mudança de nome, pois nossa amada bike continua a mesma.
A mudança foi em decorrência de pressões exercidas por um conhecido fabricantes de bicicletas. De acordo com seus advogados, o nome Alize é muito parecido com um de seus modelos com marca registrada e, graças a isto, deveríamos para de usá-lo.
Nós não pensamos desta maneira entretanto, pois tanto a pronúncia quanto o significado são completamente diferentes. Todos os nomes de nossas bicicletas são em homenagem aos ventos. Alize (Alísio em português) é o vento nordeste que predomina na região central da África e do Caribe. Qualquer similaridade com o nome em questão, embora questionável, seria mera coincidência. Nossas bikes são motivos de orgulho para nós.
Após meses de argumentação com seus advogados, fomos forçados a mudar o nome para evitar um processo legal potencialmente oneroso, já que preferimos manter nosso foco em desenvolver boas bicicletas ao invés de ficar discutindo com advogados.
Como resultado, todas as bicicletas Alize produzidas a partir de agora passarão a se chamar Nazaré. Este é o nome de uma cidade litorânea em Portugal conhecida por ser um dos paraísos dos surfistas de grandes ondas – rápidas, poderosas e impressionantes -, como a nossa Nazaré”.
Graças a mais este imbróglio, não foi surpresa para a Specialized ter sua página no Facebook novamente lotada de menagens de protesto e críticas:
Innovate or die – or is it litigate and die? (Inovar ou morrer – ou seria pleitear e morrer?)
Michael McGill, em um trocadilho com o slogan da Specialized