De olho no crescente mercado das chamadas fat-bikes, a RockShox lança o amortecedor dianteiro Bluto, especialmente desenhado – e reforçado – para a utilização nas simpáticas gordinhas off-road.
Embora a ideia de se usar uma suspensão em uma fat-bike possa parecer desnecessária, em virtude do natural amortecimento que os pneus extra largos, com alto volume e baixa pressão de ar proporcionam, a verdade é que inicialmente, as bikes de rodas gordas foram desenhadas especificamente para a utilização sobre terrenos arenosos e neve. Com sua popularização, passaram a ser utilizadas também em terrenos pedregosos e em estradas de terra, onde muitas vezes apenas ação dos pneus não é suficiente.
Embora baseada nos amortecedores utilizados em mountain bike convencionais, problemas estruturais como a maior distância entre as canelas e o maior peso rotacional causado pelo peso das rodas tiveram que ser levados em consideração no desenvolvimento da RockShox Blunto. Praticamente tudo nela é reforçado, incluindo chassis, coroas, ponte e eixo da blocagem, de forma a poder aguentar uma maior carga torcional.
Por outro lado, tudo que nós amamos na Rock está presente: Controle de retorno Rapid Recovery, Canelas em alumínio na cor preto anodizado Fast Black, Ajuste personalizável por pressão do ar, Blocagem Maxle Lite de 15mm, controle de trava na coroa ou no guidão e espiga conificada.
Especificações:
- Diâmetro da roda: 26”
- Curso de amortecimento: 80/100/120mm
- Espiga: Conificada
- Offset: 51mm
- Eixo da blocagem: 15×150 Maxle Lite
- Trava: Na coroa ou remota (PushLoc)
- Sistema de amortecimento: Solo Air (pneumático)
- Cores: Preta, Branca (apenas avulsa), Diffusion Black (apenas avulsa)
- Peso: 1.796kg
- Largura máxima de pneu: 4.8 polegadas