José Luis Rodriguez, do Chile, segue na liderança da classificação Sub-23. Quarta etapa acontece neste sábado (12) com 97 km
O brasileiro Cleberson Weber, 29 anos, que defende a equipe paranaense Dataro/Bottecchia, venceu nesta sexta, 11, a terceira etapa da Volta Ciclística Internacional do Rio Grande do Sul, disputada entre as cidades de Cambará do Sul e Bento Gonçalves.
A disputa de três prêmios de montanha e uma meta volante provocou uma grande batalha entre os atletas. Nos primeiros dez quilômetros de prova, cinco ciclistas se desgarraram do grupo principal e abriram 1min20s de vantagem sobre os demais. Logo depois do primeiro prêmio de montanha, outros quatro ciclistas se juntaram na liderança.
Os nove ciclistas se revezaram por vários quilômetros, chegando a alcançar 3 minutos de vantagem sobre os adversários. Faltando cerca de três quilômetros para a disputa do último premio de montanha (categoria 3), os atletas Cleberson Weber e Tiego Gasparotto decidiram seguir na busca pelo grupo de líderes.
A tática acabou dando certo e os dois ciclistas rapidamente alcançaram os primeiros colocados. Após a disputa do prêmio de montanha, vários atletas tentaram se destacar, mas foi Cleberson Weber que seguiu solitário durante os últimos 20 km para colocar o Brasil no lugar mais alto do pódio.
“Eu consegui sair sozinho e recebi a informação que a diferença estava em torno de 1 minuto, então me esforcei para dar o meu máximo. Quando faltavam cerca de dois quilômetros percebi que não poderia mais ser alcançado e consegui a primeira vitória da minha equipe na competição”, declarou Cleberson.
Na classificação geral individual, o colombiano Oscar Sanches, da equipe Funvic/BrasilInvest, segue na primeira colocação acumulando o tempo de 12h00min41. O paranaense Gregolry Panizo (Dataro/Bottecchia) é o melhor brasileiro na geral, ocupando a segunda colocação a apenas 2 segundos do líder. Otávio Bulgarelli é o terceiro geral a 30s.
O diretor de marketing da Caixa Econômica, Carlos Roberto Botti, também acompanhou a chegada dos atletas na cidade de Bento Gonçalves e enalteceu o sucesso da parceria entre CBC e Caixa para o esporte brasileiro.
“Já atendemos várias modalidades esportivas, e agora com a entrada do ciclismo ampliamos ainda mais as nossas ações. A infraestrutura que esta sendo disponibilizada para os atletas é ótima. Este é um evento de grande magnitude que esta recebendo atletas de várias partes do mundo em regiões turísticas do Rio Grande do Sul. Isso motivará bastante as pessoas a conhecerem mais o esporte e passarem a utilizar a bicicleta”, destacou Carlos.
Neste sábado, 12, os atletas percorrem 97 km pela quarta etapa, que será disputada entre as cidades de Bento Gonçalves e Nova Petrópolis, A etapa que é considerada uma das etapas chave por ter a sua chegada no topo da última subida do percurso.
A Volta Ciclística Internacional do Rio Grande do Sul é uma organização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Gaucha de Ciclismo (FGC), com supervisão da União Ciclística Internacional (UCI) e patrocínio da Caixa Econômica Federal. Todas as informações do evento estão disponíveis no hotsite oficial do evento.
Programação:
- 4ª Etapa (12/04) – Bento Gonçalves / Nova Petrópolis – 97 km
- 5ª Etapa (13/04) – Nova Petrópolis / Nova Petrópolis – 195,5 km
Resultados
Classificação da segunda etapa
- Cleberson Webber (Dataro/Bottecchia) – 4h06min59s
- Antoelson Dornelles (São Francisco Saúde/Ribeirão Preto) – a 15s
- Gregolry Panizo (Dataro/Bottecchia) – a 18s
- Mauricio Knapp (São Francisco Saúde/Ribeirão Preto) – a 18s
- Oscar Sanches (Funvic/BrasilInvest) – a 18s
Classificação geral após a segunda etapa
- Oscar Sanches (Funvic/BrasilInvest) – 12h00min41s
- Gregolry Panizo (Dataro/Bottecchia) – a 2s
- Otavio Bulgarelli (Funvic/BrasilInvest) – a 30s
- José Rodriguez (Clos de Pirque/Trek) – a 38s
- Juan Tamayo (Funvic/BrasilInvest) – a 29s
Classificação geral por pontos:
- Oscar Sanches (Funvic/BrasilInvest) – 12 pontos
- Cleberson Webber (Dataro/Bottecchia) – 12 pontos
- Cristian Clavero (Ironage/Colner) – 10 pontos
Classificação geral de montanha:
- Otavio Bulgarelli (Funvic/BrasilInvest) – 18 pontos
- Victor Nino (Start/Trigon Cycling Team) – 18 pontos
- José Eriberto (Ironage/Colner) – 16 pontos
Classificação geral Sub-23:
- José Luis (Clos de Pirque) – 12h01min19s
- André Almeida (Funvic/BrasilInvest) – a 1min08s
- Carlos Henrique (Start/Trigon Cycling Team) – a 10min32s
Classificação por equipes após a primeira etapa:
- Funvic/BrasilInvest – 36h03min06s
- Dataro/Bottecchia – 36h08min23s
- Clos de Pirque – 36h12min13s