24 de novembro de 2024

Hayes lança novo modelo de freio a disco hidráulico

Entre as novidades, destacam-se um novo sistema de alinhamento das pastilhas e a utilização de óleo mineral, menos agressivo para o meio ambiente

Desde sua criação, a Hayes tem sido referência quando o assunto é a produção de freios a disco de alta performance. Seu modelo HFX-9 foi, por anos, escolha número 1 entre ciclistas de diversas disciplinas do mountain bike, desde o freeride até o downhill.

O novo freio da Hayes utiliza o novo sistema de alinhamento de pastilhas Crosshair
O novo freio da Hayes utiliza o novo sistema de alinhamento de pastilhas Crosshair

Com a popularização da tecnologia, entretanto, a marca perdeu espaço para concorrentes de peso, como a Shimano, a Avid e a Magura. Agora, a Hayes pretende mudar isto, ao lançar um novo modelo de freio cujas principais características são o alto poder de frenagem, fácil ajustabilidade, baixo custo e baixo preço.

O novo Radar utiliza manetes de acionamento de uso bilateral, que permite que as mesmas possam ser invertidas em uma configuração similar às utilizadas em motocicletas (com o freio dianteiro na mão direita). Também foi incorporado em seu projeto um novo sistema de ajuste da distância entre as pastilhas e a superfície do rotor (disco) e da distância entre a alavanca da manete e o guidão, afim de adaptar-se às mãos de qualquer ciclista.

A Hayes desenvolveu especialmente par o Radar um novo composto semi-metálico para suas pastilhas de freios, mais silenciosos e com maior poder de frenagem. Além disso, as novas pastilhas necessitam de menor período de  queima.

O novo Hayes Radar utiliza o novo óleo mineral Venom no lugar dos corrosivos fluidos DOT
O novo Hayes Radar utiliza o novo óleo mineral Venom no lugar dos corrosivos fluidos DOT

Para facilitar a vida dos mecânicos, o Radar utiliza um novo sistema proprietário de alinhamento das pastilhas denominado Crosshair, que torna a tarefa rápida e fácil, com a utilização de uma simples chave allen. Além disso, pela primeira vez a Hayes deixa de lado a utilização dos fluidos de freio sintéticos DOT para usar em seu lugar um óleo mineral especialmente formulado, denominado Venom Oil.

Ao contrário dos caros e corrosivos DOTs, o óleo mineral não absorve água, tornando o Radar praticamente livre de manutenção. Além disso, por não ser corrosivo, não mancha a pintura de sua bicicleta, não ataca a pele e nem agride o meio ambiente.

O novo freio Hayes Radar será vendido a partir de junho nos Estados Unidos pelo preço de 190 dólares (o par), sem os rotores. Assim como os demais freios da marca, o Radar possui garantia vitalícia contra vazamentos.

Veja também:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização