Equipe belga conta com modelo Ridley X-Night, adaptada com freios do tipo V-brake
Os ciclistas da equipe Lotto-Belisol terão a opção de utilizar bicicletas de ciclocross modificadas no lugar de suas tradicionais bikes de estrada durante a competição Paris-Roubaix, que será realizada neste domingo (13/04).
A Ridley Bikes, fabricante e fornecedora oficial das bicicletas da equipe, disponibilizou seu modelo topo de linha para uso em ciclocross, a X-Night equipada com freios do tipo V-brake, em substituição aos freios cantilever de série. Esta alteração, aliada ao maior espaço entre as rodas e o garfo/stays proporcionada pelas bicicletas de ciclocross, deverá ser bastante útil, já que a previsão do tempo dá como certo um domingo chuvoso e lamacento na região onde a prova será realizada.
Além disso, o trecho da Trouée d’Arenberg, considerado o mais difícil e perigoso da prova, está coberto por uma camada de musgo e grama, o que deve aumentar a dificuldade para o pelotão.
De acordo com a Ridley, esta bicicleta está perfeitamente adaptada para resistir aos tormentos causados pelos 257km da Paris-Roubaix.
Paris-Roubaix – Uma das mais antigas corridas de ciclismo de estrada do mundo, a clássica Paris-Roubaix teve início em 1896. Famosa pelo terreno difícil e seus trechos de paralelepípedos (pavés), faz parte das chamadas Clássicas do calendário europeu, distribuindo pontos para o ranking mundial da UCI. Também é conhecida pelos simpáticos nomes de Inferno do Norte, Domingo no Inferno, Rainha das Clássicas ou La Pascale.
O percurso da prova inclui 28 trechos de paralelepípedos, ditribuidos em 51,5 km de extensão total. Estes trechos receberam classificações de 1 a 5 estrelas de acordo com seu nível de dificuldade. Na avaliação, três trechos receberam a classificação 5 estrelas.