A Shimano liberou há pouco detalhes da nova versão de seu consagrados grupo topo de linha XTR para bicicletas mountain bikes. após três anos de desenvolvimento, o novo XTR M9000 chega ao mercado na forma de um versátil grupo de 11 velocidades, compatível com pedivelas com um, duas ou três coroas.
Pedivelas FC-M9000 e FC-M9020
Assim como já vem acontecendo há alguns anos, o novo XTR será oferecido em duas configurações distintas, a FC-9000, voltada para o cross-country competitivo – onde é priorizada a levez dos componentes -, e aFC-M9020, mais durável, voltada para a prática de trail.
A versão cross-country FC-9000 aceita pedivelas com uma ou duas coroas, não sendo compatível com configuração de coroa tripla. Seu pedivela possui o peso completo de apenas 640g (sem o movimento central).
Os dentes das coroas do novo grupo são agora feitas de titânio, reforçadas com uma estrutura em fibra de carbono.
As duas versões de pedivela utilizam a tecnologia Hollowtech II como padrão em seus movimentos centrais e compatíveis com os sistemas de fixação ao quadro BB93 e BB94.
Opções de relação
FC-M9000 XC Race
- 2 velocidades: 34-24, 36-26 e 38-28 dentes
- 1 velocidade: 30, 32, 34 e 36 dentes
FC-M9020 Trail
- 3 velocidades: 40-30-22 dentes
- 2 velocidades: 34-24, 36-26 e 38-28 dentes
- 1 velocidade: 30, 32, 34 e 36 dentes
A Shimano informa que ainda continuará produzindo a versão FC-M980 de 10 velocidades.
Cassete CS-M9000
O totalmente reformulado cassete de 11 velocidades XTR será disponibilizado em apenas uma única relação, a 11-40 dentes. O número de dentes em cada pinhão é: 11-13-15-17-19-21-24-27-31-35-40. A aranha (estrutura) do cassete é construída em fibra de carbono e seus pinhões utilizam uma combinação de alumínio, aço ou titânio. O cassete é compatível com todos os atuais cubos Shimano (ponto para a marca japonesa!).
Corrente CN-HG900
A nova corrente CN-HG900 HG-X11 de 11 velocidades utiliza um design assimétrico especial e um novo tratamento em sua superfície denominado SIL-TEC. De acordo com a Shimano, isto possibilitou uma redução no atrito em cerca de 60 porcento e um incremento de 30% na capacidade da corrente exauria a lama.
Câmbio traseiro RD-M9000
O novo câmbio traseiro XTR possui um perfil ainda mais baixo que os modelos Shadow. Este perfil diminui o esforço na troca de marchas e, por sacudir menos, aumenta sua estabilidade em terrenos irregulares. O novo câmbio estará disponível nas versões com o cage curto para utilização com pedivela de coroa simples ou dupla e longa para utilização com três coroas.
Freios BR-M9000
Assim como no caso dos pedivelas, os novos freios XTR virão em duas versões, uma para XC e outra para Trail. A versão cross-country vem com pinça construída em magnésio e manete de acionamento em carbono, com parafusos e demais hardwares em titânio. A versão trail possui poder de frenagem 25% maior às custas de um peso um pouco maior. Utiliza manoplas em alumínio com uma camda de carbono. Ambos os freios possuem os pistões de acionamento e a base das pastilhas recobertas por fibra de vidro fenólico. Este material de propriedades térmicas aumenta a resistência ao calor em até 10%.
Passadores de marcha ST-M9000
Os novos trocadores de marcha XTR M9000 permite a troca simples ou múltiplas marchas com uma único toque. Como nas versões anteriores, é possível utilizar tanto o polegar quanto o dedo indicador para realizar as trocas. A linha XTR utiliza em seus cabos o mesmo revestimento polimerizado utilizado em sua linha de estrada Dura-Ace, reduzinda a fricção em 20% comparado com o modelo XTR 2013.
Câmbio dianteiro FD-M9000
O novo câmbio dianteiro FD-M9000 para pedivelas duplos e triplos vem com o design inédito Side-Swing (movimento lateral) que aumenta o desempenho em 100%. Projetado para as modernas bikes de Trail, o FD-M9000 Side-Swing da XTR oferece 15 mm a mais de espaço para o pneu enquanto a nova rota do cabo reduz drasticamente o esforço na troca de marchas.
Rodas XTR M9000
As rodas Shimano XTR foram totalmente reformuladas para serem utilizadas nos tamanhos 27,5 e 29 polegadas. Os aros utilizam uma nova tecnologia de fibra de carbono laminada específica para a utilização em mountain bike. Até o momento da publicação desta matéria, não há maiores informações sobre os novos modelos.