7 de setembro de 2024
Foto: Matheus Botelho / Trilhas do Olimpo

Shimano Brasil Enduro Series anuncia programação

Foto: Matheus Botelho / Trilhas do Olimpo
Foto: Matheus Botelho / Trilhas do Olimpo

Abertura da primeira competição de abrangência nacional de Enduro MTB será realizada entre 9 e 11 de maio, na região serrana do Rio de Janeiro

A organização do Shimano Brasil Enduro Series, primeira competição de Enduro MTB de abrangência nacional, anuncia a programação oficial da etapa de abertura da prova. Entre 9 e 11 de maio, o distrito de Itaipava, em Petrópolis, receberá 150 atletas, em oito categorias: PRO, Expert, Máster 1, 2 e 3, Sênior, Feminino e Amador. A grande procura, com as inscrições esgotadas com antecedência de mais de duas semanas antes da realização do evento, comprovam a aposta dos organizadores no esporte, em ascensão no País.

“O preenchimento das inscrições com uma boa antecedência nos indica que os brasileiros também se identificam com o Enduro MTB. Tenho certeza de que todos que estarão participando dessa primeira etapa estarão colocando seus nomes como os primeiros “endureiros” do Brasil. As inscrições estão esgotadas e agora, quem ficou de fora, somente poderá participar na segunda etapa, que será realizada em agosto, em Santa Catarina”, comemora Daniel Bender, um dos organizadores do Shimano Brasil Enduro Series.

Théo Duarte, que também é organizador e mora em Petrópolis, conta a expectativa local para a prova. “Nossa região é bem carente de eventos de nível nacional e espero que este seja um pontapé para mais campeonatos desse tipo em Itaipava e locais próximos. Temos o apoio da Secretaria de Esportes da Prefeitura de Petrópolis, por meio do secretário, o Sr. Renato Freixiela. É o inicio de uma boa parceria, que tende a melhorar ano a ano”, conta Théo. “Temos muita tradição na bike e nomes fortes no cenário do mountain bike há muitos anos, desde o inicio do MTB no Brasil. Temos picos de nível top para a prática do esporte, como o Facão, Cindacta, Vale da Lua, Tapera. Além disso temos ótimas estradas para se pedalar”, completa.

A sexta-feira (9) será reservada para a retirada dos Kit Atleta, que também pode ser feita no sábado (10), quando os treinos estarão liberados para os inscritos. No domingo, às 7h30, será realizada a largada oficial da competição inédita no Brasil. A ordem de largada será definida previamente pela organização e será realizada de forma individual a cada trinta segundos. O circuito terá três estágios cronometrados (E1, E2 e E3) mais os deslocamentos (D1, D2 e D3), além do deslocamento final, com um total de 42 km de extensão a serem percorridos em um tempo médio de seis horas.

“Nessa primeira etapa o objetivo é popularizar o Enduro MTB no Brasil e por isso vamos ‘pegar leve’ na questão dos deslocamentos. O Deslocamento 1 (D1) será o mais longo. Cerca de 70 minutos de pedal até a Especial 1 (E1). A prova de Itaipava será em trilhas abertas e fechadas, com uma mistura de terreno solto, pedras e trilha batida”, revela Daniel Bender.

O Shimano Brasil Enduro Series conta com patrocínio máster da Shimano, empresa líder mundial nos mercados de bike e pesca. Tem também os patrocínios de Viper, HUPI Bikes e Santa Cruz Bikes, além de contar com os apoios de Session Brasil, Maxxis/Calypso, Exceed Nutrition, Specialized e Bike & Adventure.

Programação oficial

Sexta-feira – 9 de maio

  • 15h às 18h – Retirada do KIT Atleta

Sábado – 10 de maio

  • 9h às 15h – Retirada do KIT Atleta
  • 10h às 16h – Treinos liberados para todas as especiais
  • 16h às 18h – Lacre de bikes
  • 18h30 às 19h30 – Congresso Técnico

Domingo – 11 de maio

  • 7h15 – Chamada para largada
  • 7h30 – Largada Deslocamento 1 (D1)
  • 9h20 – Largada Especial 1 (E1)
  • 10h45 – Largada Especial 2 (E2)
  • 11h15 – Largada Especial 3 (E3)
  • 16h – Premiação Geral do Evento

Serviço:

Shimano Brasil Enduro Series

  • Local: Parque Municipal de Petrópolis
  • Endereço: Estrada União e Indústria, 10.000 – Itaipava
  • Categorias: PRO, Expert, Máster 1, 2 e 3, Sênior, Feminino e Amador
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização