22 de novembro de 2024

Bluegrass Enduro Tour, uma prova que inova no formato

Glencoe

Com a popularização do formato Enduro no cenário do mountain bike, a demanda por competições desta categoria cresce exponencialmente a cada dia. Entre as provas mais emocionantes e, infelizmente, menos conhecidas por aqui está a Bluegrass Enduro Tour, competição por etapas realizada na Europa, cuja estreia ocorreu no dia 6 de abril, na região da Alsácia, França. A segunda etapa aconteceu dia 4, em Glencoe Mountain, Escócia.

GlencoeO formato da Bluegrass Enduro Tour é basicamente o mesmo das outras provas da categoria. Baterias compostas por trechos de downhill intercalam-se com percursos que obrigam os ciclistas a transpor subidas em terrenos irregulares e empurra-bikes, muitos empurra-bikes!

O diferencial desta prova é a sua flexibilidade no sistema de cronometragem. Na Bluegrass Enduro Tour não há ordem de largada e nem espera por resultados. No dia da realização do evento, cada atleta recebe um chip eletrônico codificado que registra automaticamente a largada e a chegada, permitindo ao atleta escolher se quer largar no meio do pelotão ou isolado lá atrás.

Graças a este sistema, além de escolher a melhor estratégia na largada, é possível conferir os resultados imediatamente após a chegada. Além disso, é possível imprimir a classificação parcial para poder comparar seu tempo com o de outros atletas.

Além disso, o formato da corrida obedece o critério conhecido como blind racing, onde não é permitido o reconhecimento do percurso. O atleta só toma conhecimento das dificuldades do mesmo no momento da largada.

A próxima etapa da Bluegrass Enduro Tour ocorrerá no próximo domingo, dia 11, em Rombach Le Franc, na Alsácia, França.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização