Com sua popularidade cada vez mais em alta, as fat bikes, especialistas na transposição de terrenos difíceis como areia, lama e neve, são a grande aposta do mercado para os próximos anos. Entretanto, via de regra essas bikes com “rodas gordas” esbarram em um problema comum: seu alto peso e baixa velocidade final.
Pensando nisto, a Fairwheel Bikes, uma loja especializada na customização de bicicletas, produziu uma fat bike capaz de vencer qualquer reality show sobre perda de peso. A loja, situada na cidade de Tucson, Arizona, apresentou ao público um modelo cujo peso total é de impressionantes 9,18kg, o que é mais leve que muitas bicicletas topo de linha utilizadas em mountain bike cross-country ou mesmo as bikes de estrada.
O mais surpreendente é o fato que, como toda fat bike, o modelo da Fairwheel Bikes utiliza pneus de 4 polegadas, pesando nada menos que 1,2kg cada!
Evidentemente que para se chegar a estes valores foram utilizados componentes topo de linha, onde seus altos preços não foram levados em consideração. A bike foi construída a partir do quadro e do garfo da Salsa Beargrease, confeccionado em fibra de carbono, equipado com uma mistura dos grupos SRAM XX1 e X01. O pedivela utilizado foi o Race Face’s Next SL, com braços ocos em fibra de carbono.
Como dá para perceber pelas fotos, a fibra de carbono foi utilizada em profusão nesta fat bike: aros, canote de selim, guidão, trilhos do selim e até mesmo na minimalista blocagem do canote. Grande parte do hardware original teve seus parafusos, espaçadores e suportes substituídos por modelos em alumínio ou titânio.
Algumas das configurações podem parecer um tanto quanto exageradas ou inapropriadas para o tipo de bike em questão. O selim, por exemplo, não possui qualquer tipo de acolchoamento, assim como os rotores de freio de 160 e 140mm, que correm o grande risco de ficarem sobreaquecidos devido ao seu pequeno tamanho. Além disso, se por um lado temos como resultado uma fat bike extremamente leve, por outro lado ela pesa imensamente no bolso. De acordo com a Fairwheel Bikes, o preço final ficou em torno de 9 mil dólares.
Especificações técnicas
- Quadro: Salsa Beargrease, tamanho médio
- Garfo: Salsa Makwa
- Caixa de direção: KCNC Radiant R1 com expansor Mcfk e espaçadores Cane Creek AER
- Mesa: Extralite OC
- Guidão: Schmolke TLO, 660mm
- Manoplas: Lizard Skins DSP
- Freio dianteiro: Magura MT8 com rotor KCNC Razor 160mm e parafusos de alumínio Ashima
- Freio traseiro: Magura MT8 com rotor KCNC Razor 140mm e parafusos de alumínio Ashima
- Manetes de freio: Magura MT8
- Câmbio traseiro: SRAM XX1
- Passadores: SRAM XX1
- Cassete: SRAM XO1, 10-42dentes
- Corrente: KMC X11SL
- Pedivela: Race Face Next SL com coroa 28 dentes
- Movimento central: Race Face Next SL
- Pedais: n/d
- Aros: LaMere carbon, 65mm
- Cubo dianteiro: Tune Fat King
- Cubo traseiro: Tune Fat Kong
- Raios: Sapim CX Super
- Pneu dianteiro: 45NRTH Hüsker Dü, 26 x 4″, 120TPI
- Pneu traseiro: 45NRTH Hüsker Dü, 26 x 4″, 120TPI
- Selim: Tune Komm-Vor Dual
- Canote: Schmolke TLO
- Diversos: Conduítes e cabos Aican Bungarus e DLC, tampa da caixa de direção Fairwheel Bikes, blocagem do canote Parts of Passion carbon