10 de novembro de 2024

Ciclismo de Pista passará por período de treinamento na Suíça

Seleção Brasileira de Pista

Atletas vão ficar seis meses treinando no Centro Mundial de Ciclismo da UCI. Programa também inclui participação em várias competições do calendário Europeu

Os principais velocistas da Seleção Brasileira de Ciclismo de Pista desembarcaram esta semana, na Suíça, para encarar mais um longo período de treinamentos e competições visando à preparação para as mais importantes competições do calendário mundial. O intercâmbio faz parte das ações da Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC, que conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, na busca por vagas para o Ciclismo nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

Parte dos atletas que estão incluídos no projeto, já tiveram a experiência de participar do intercâmbio e passaram seis meses na Suíça, entre setembro de 2013 e fevereiro de 2014. Agora, o grupo retorna ainda mais forte e experiente, incluindo o ciclista Fernando Siroka, segundo colocado no ranking brasileiro de 2013, que fará parte pela primeira vez do projeto. Entre os demais atletas estão: Diefferson Borges, Flávio Cipriano, Kacio Freitas, Gabriela Yumi e Wellyda Rodrigues.

Outro grande objetivo desta preparação é a classificação para disputar as etapas da Copa do Mundo, que terá a primeira etapa em novembro, na cidade de Manchester, na Inglaterra. Durante esta caminhada classificatória, os atletas estarão participando de várias competições do calendário internacional pela Europa, além do Campeonato Pan-Americano, que acontece entre os dias 10 e 14 de setembro, em Aguas Calientes (Mexico), e será um grande desafio para os atletas da seleção.

“A CBC esta muito empenhada em manter o trabalho que vem sendo desenvolvido com os atletas da seleção. Essa continuidade nos intercâmbios e em toda a preparação é indispensável para seguirmos evoluindo e mostrando bons resultados nas principais competições que teremos pela frente. O grupo já esta habituado a toda a estrutura e condisções que serão oferecida na UCI, com exceção do Fernando Siroka, que estará participando pela primeira vez, mas não tenho duvidas que rapidamente ele estará adaptado e dando bons resultados”, declarou Emerson Silva, técnico da Seleção Brasileira de Ciclismo de Pista.

Na Suíça, os atletas terão o acompanhamento da equipe multidisciplinar do Centro Mundial de Ciclismo – CMC e também contarão com o comando do técnico Tim Carswell, que além de ser responsável pelos treinamentos no CMC, também é supervisor técnico da Seleção Brasileira desde 2013. Após a participação no Campeonato Pan-Americano, os ciclistas retornam para o Brasil e seguem treinando no Velódromo de Maringá, local escolhido pela confederação para ser a casa da seleção até Rio 2016.

Além dos atletas do Ciclismo de Pista, atualmente o Brasil também esta representado no CMC por dois jovens talentos do Ciclismo de Estrada, Caio Godoy e João Marcelo Gaspar, ambos foram selecionados para fazer parte do Projeto de Intercâmbio da CBC e já estão apresentando ótimos resultados. Os atletas retornam para o Brasil no final de setembro. “A idéia é incluir todas as disciplinas do ciclismo dentro deste projeto de intercâmbio, que já vem sendo muito positivo para os atletas que estão participando”, declarou Francisco Florencio, diretor do Departamento de Alto Rendimento da CBC.

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização