Ex-ciclista profissional, punido por doping em 2012, é suspeito de dirigir alcoolizado após acidente envolvendo três carros
O ex-ciclista profissional alemão Jan Ullrich, vencedor do Tour de France em 1997, assumiu sua culpa em um acidente automobilístico, ocorrido nesta segunda-feira, envolvendo seu veículo e outros dois carros próximo a sua residência na Suíça.
De acordo com o jornal local The Local, Ullrich está sendo investigado pela polícia por estar dirigindo alcoolizado. Segundo a polícia, o Audi A6 do ex-ciclista alemão atingiu a traseira de outro carro em um cruzamento, antes de atingir um segundo veículo. Todos os três carros tiveram perda total e duas pessoas precisaram ser hospitalizadas.
“Eu estava estressado, vindo de um compromisso e queria chegar em casa o mais rápido possível”, disse Ullrich. “Meu Deus, isto poderia acontecer com qualquer um. Eu não havia ingerido bebidas alcoólicas”, disse.
A polícia, entretanto, deu outra versão para o fato. De acordo com os policiais que periciaram o acidente, “o motorista do veículo que causou o acidente estava com álcool no sangue acima do limite permitido”. Na tarde de ontem (21/05), Ullrich admitiu em seu website que havia ingerido bebidas alcoólicas antes do acidente. “Foi um grande erro que eu lamento profundamente”, disse.
Esta não é a primeira vez que Jan Ullrich se viu envolvido em acidentes de trânsito. Em 2002 ele teve sua carteira de motorista cassada após colidir seu Porsche sob o efeito de álcool.
Doping – O ex-superstar do ciclismo admitiu em 2013 ter feito uso de doping sanguíneo durante sua carreira profissional, sob a assistência do médico espanhol Eufemiano Fuentes, em um esquema de doping desmontado pela polícia espanhola.
Posteriormente, o Tribunal Arbitral Esportivo baniu Ullrich das competições por dois anos devido ao seu envolvimento com o doping. Como consequência, ele anunciou sua aposentadoria do esporte após ser demitido de sua equipe, a T-Mobile, em 2006.