Bicicleta, que vem banco com encosto para as costas, utiliza um curioso sistema de pedalada linear
Engenheiro alemão radicado na Irlanda, Christoph Lenz sempre foi um apaixonado por bicicletas e pela cultura do ciclismo urbano. O grande problema desta paixão foi que Lenz nunca se adaptou totalmente aos desconfortáveis selins de bicicleta, além da postura de pedalada, que lhe causava dores nas costas.
A alternativa natural seria a utilização de bicicletas do rito recumbent (reclinadas), mas para o exigente engenheiro elas também ficavam a desejar no quesito conforto postural, a sua inclinação obriga o ciclista a colar o queixo no peito, causando dores no pescoço em pouco tempo.
A solução encontrada por Lens foi projetar e desenvolver a MaynoothBike, que tem esse nome em homenagem à cidade onde onde o alemão mora atualmente, Maynooth, na Irlanda.
A MaynoothBike foge do convencional em vários aspectos. No lugar do tradicional conjunto movimento central / pedivela, o grupo transmissor desta curiosa bike fica no garfo dianteiro. Ao invés do movimento rotacional dos pedais, proporcionado pelas bicicletas tradicionais, a pedalada é linear, onde os pés do ciclista pedalam para cima e para baixo. Segundo seu criador, a pedalada linear não apenas proporciona um posicionamento mais confortável, deixando a coluna mais ereta, mas também possui maior eficiência.
O grupo transmissor utiliza duas correntes, uma para cada pedal, que impulsionam duas catracas no cubo da roda dianteira.
Além disso, o selim da MaynoothBike é praticamente uma cadeira sem pernas, já que é montado em uma única peça que inclui um enorme encosto para as costas.
Vídeo:
Faça você mesmo – Aqueles interessados em comprar uma MaynoothBike poderão ficar desapontado ao saber ela não está a venda. Pelo menos tecnicamente. Por 15 libras, é possível adquirir um manual de construção detalhado, com todas as informações detalhadas para construir uma bike como essa. Tudo o que se precisa é de uma fresadora, um torno e uma máquina de soldagem… Fácil, não?
Por outro lado, ao adquirir o manual de construção da MaynoothBike é possível participar de uma comunidade virtual de construtores de bikes, onde é possível trocar informações e dicas sobre materiais. Além disso, alguns membros desta comunidade já estão produzindo peças pré-fabricadas na forma de kits.