Pouco tempo após a divulgação de fotos e vídeos que mostravam o ciclista Marco Aurelio Fontana a bordo de um chamativo protótipo do que parecia ser a nova Cannondale F29 de 2015, a marca norte-americana apresenta a nova Cannondale F-Si 2015. trata-se da evolução da mítica Cannondale F29, incorporada com novas tecnologias, menor peso e muitas novidades.
A nova Cannondale F-Si é uma evolução lógica do modelo F29, ainda que sob uma nova denominação baseada na tecnologia Si (System Integration). Esta tecnologia incorpora uma série de elementos integrados ao quadro pensados especificamente em um objetivo em comum: melhorar o rendimento, eficácia e leveza da bicicleta.
A tecnologia de construção Si surgiu como uma forma de integração do quadro pensadas para melhorar o conjunto quadro/componentes, e não apenas o quadro. Fruto desta perfeita harmonia de integração de componentes e quadro nasce a nova Cannondale F-Si, equipada com o novo amortecedor dianteiro Lefty 2.0, caixa de direção BB30, tecnologia Ai Drivetrain para a transmissão e canote de selim SAVE 2. O resultado é uma bicicleta mais leve, manobrável e mais rápida que qualquer outra bicicleta da marca.
No que diz respeito à manobrabilidade da bicicleta, a geometria do quadro também tem muito a dizer. A nova Cannondale F-Si utiliza a geometria System29 Geometry, renovada por completo para definir uma nova escola de manejabilidade e velocidade no XC competitivo. Para isto, utiliza stays do triângulo traseiro de 429 milímetros, tubo da caixa de direção de 69.5º, tubo de selim com 73.3º e quatro tamanhos de quadro (S, M, L y XL) para adaptar-se a todo tipo de ciclistas.
Cannondale F-Si 29 Carbon Black
- Quadro F-Si Asymmetric em fibra de carbono Ballistec Hi-Mod, com tubo de direção 1.5 Si Headtube, caixa de centro PF30a e tecnologia Speed SAVE.
- Amortecedor dianteiro Lefty Carbon XLR 2.0 com 100 milímetros de curso.
- Transmissão Shimano XTR Di2 de 2 x 11 velocidades, co, pedivela Cannondale Hollowgram F-Si BB30 e coroas de 36/26 dentes.
- Freios Shimano XTR Race com rotores de 160 milímetros de diâmetro (dianteiro/traseiro).
- Rodas ENVE M50 Carbon de 29 polegadas com pneus Schwalbe Racing Ralph EVO Snakeskin 29 x 2.1″.
Cannondale F-Si 29 Carbon Team
- Quadro F-Si Asymmetric em fibra de carbono Ballistec Hi-Mod, com tubo de direção 1.5 Si Headtube, caixa de centro PF30a e tecnologia Speed SAVE.
- Amortecedor dianteiro Lefty Carbon XLR 2.0 com 100 milímetros de curso.
- Transmissão SRAM XX1/X01 de 1 x 11 velocidades com pedivela Cannondale Hollowgram F-Si BB30 e coroa de 32 dentes.
- Freios Avid XX com rotores de 180/160 milímetros de diâmetro (dianteiro/traseiro).
- Rodas ENVE Carbon XC de 29 polegadas com pneus Schwalbe Racing Ralph EVO Snakeskin 29 x 2.1″.
Cannondale F-Si 29 Carbon 1
- Quadro F-Si Asymmetric em fibra de carbono Ballistec Hi-Mod, com tubo de direção 1.5 Si Headtube, caixa de centro PF30a e tecnologia Speed SAVE.
- Amortecedor dianteiro Lefty Carbon XLR 2.0 com 100 milímetros de curso.
- Transmissão Shimano XTR/XT de 2 x 10 velocidades com pedivela Cannondale Hollowgram F-Si BB30 e coroas SRAM X0 de 38/24 dentes.
- Freios Shimano XT Race com rotores de freio de 180/160 milímetros de diâmetro (dianteiro/traseiro).
- Rodas Mavic Crossmax SLR de 29 polegadas com pneus Schwalbe Racing Ralph EVO Snakeskin 29 x 2.1″.
Cannondale F-Si 29 Carbon 2
- Quadro F-Si Asymmetric em fibra de carbono Ballistec Hi-Mod, com tubo de direção 1.5 Si Headtube, caixa de centro PF30a e tecnologia Speed SAVE.
- Amortecedor dianteiro PBR 2.0 de 100 milímetros de curso.
- Transmissão SRAM X01 de 1 x 11 velocidades com pedivela Cannondale Hollowgram F-Si BB30 e coroa de 32 dentes.
- Frenos Magura MT4 con discos de freno Storm SL de 180/160 milímetros de diámetro (delantero/trasero).
- Rodas Stan’s ZTR Arch EX de 29 polegadas com pneus Schwalbe Racing Ralph EVO Snakeskin 29 x 2.1″.