Ensinar crianças a pedalar uma bicicleta exige uma certa dose de dedicação e paciência dos pais. Afinal, até que a criança adquira a confiança necessária para sair pedalando sem as tradicionais rodinhas, vai depender quase que exclusivamente dos adultos para não cair.
Pensando nisto, uma empresa norte-americana desenvolveu a Jyrobike, uma bicicleta que utiliza um sistema giroscópico similar ao utilizado para manter helicópteros em voo.
O equipamento, instalado na roda dianteira da bicicleta, cria uma suave resistência contrária ao movimento da roda, balanceando a a bike e aumentando o equilíbrio.
A tecnologia foi desenvolvida pela Universidade de Dartmouth para a marca Gyrobike, que posteriormente foi vendida ao empresário Robert Bodill, proprietário da marca Jyrobike.
A bicicleta, que está em fase de arrecadação de fundos para sua produção comercial através do site Kickstarter, já é considerada um sucesso: “Estamos trabalhando nos últimos dois anos em uma bicicleta infantil que permite que qualquer criança aprenda a pedalar em uma única tarde no parque”, diz Bodill.
“Essa tecnologia permite que o ciclista mantenha-se equilibrado mesmo quando a bicicleta oscila para os lados, o que acabará de uma vez por todas com os tombos e machucados geralmente associados com o processo de aprendizagem”, completa.
Giroscópios são utilizados para manter helicópteros estabilizados no ar. A bicicleta Jyrobike utiliza o mesmo princípio: um motor, impulsiona uma roda interna, instalada no interior da roda dianteira.
Sua alta velocidade de rotação, em torno de em 2.000 rotações por minuto, cria uma força giroscópica que torna a bike mais estável. O sistema pode ser ajustado remotamente de acordo com o progresso na habilidade do ciclista. Isto significa que os pais podem progressivamente reduzindo o auxílio, de acordo com o progresso da criança.
As bikes são indicadas para crianças entre três a oito anos de idade e vem com uma série de funções que a tornarão uma diversão garantida para a garotada.
A Jyrobike vem equipada com alto falantes que podem emitir três tipos de som diferentes: sirene, buzina e – o nosso favorito – o “rugido de um dinossauro”!
O sistema giroscópico pode ainda ser totalmente removido uma vez que o ciclista-mirim tenha aprendido a pedalar por seus próprios meios.
Vídeo:
Caso a Jyrobike seja efetivamente lançada ao mercado (provavelmente a partir de janeiro do ano que vem), será disponibilizada em versões com rodas de 16 polegadas, pelo preço aproximado de 249 dólares.