Novo modelo da marca alemã permite a alteração da geometria do quadro com acionamento remoto, de acordo com as condições da trilha
A Canyon, tradicional marca alemã, lançou no mercado um novo modelo de mountain bike que promete subverter o conceito de se utilizar um modelo para cada disciplina de mountain bike. Através de um simples acionamento de uma alavanca instalada no guidão da bicicleta, é possível alterar não apenas a geometria e o curso de amortecimento, mas também as características de utilização, tornando-a ágil nas subidas como uma bike de cross-country e eficiente nas descidas como uma autêntica endureira.
O segredo da Canyon Strive CF 2015 é a tecnologia Shapeshifter, um mola a gás que, funcionando em conjunto com o amortecedor traseiro, permite a alteração do curso da suspensão traseira entre 130 a 160mm e alterando a geometria do quadro:
Desta forma, é possível alterar a bicicleta para subidas, através doSAG e do curso de amortecimento, resultando em uma bike com alta capacidade escaladora. Por outro lado, ao aumentar o SAG e e curso de amortecimento é possível deixar a bicicleta com excelente dirigibilidade nas descidas.
No modo de pilotagem XC, o movimento central sobe 365mm em relação ao solo, para permitir maior espaço entre raízes e pedras. O maior ângulo na caixa de direção deixa a bicicleta mais manobrável nas subidas técnicas, enquanto a posição de pilotagem mais a frente (ângulo do tubo do selim em 75°) resulta em uma maior transferência de força e carga para a roda da frente, melhorando o balanceamento da bike em uphills.
Com a alavanca de acionamento na posição DH, o centro de gravidade da bike é diminuído graças a redução da altura do movimento central em relação ao solo (345mm) e uma posição mais para trás do ciclista (ângulo do tubo de selim em 73.5° da caixa de direção em 66°). Isto permite uma maior estabilidade e controle em altas velocidades e maior segurança em descidas íngremes.
A Canyon Strive CF é oferecida em cinco opções de configurações, com preços que variam entre 4.219 a 5.699 dólares.
O modelo topo de linha, a CF 9.0 Team, possui as seguintes especificações técnicas:
- Quadro: Canyon Strive CF Carbon
- Amortecedor traseiro: Fox Float X CTD Factory Kashima
- Amortecedor dianteiro: Fox 36 Factory FLOAT FIT RC2
- Caixa de direção: Cane Creek 40
- Câmbio traseiro: SRAM XX One
- Gancheira: Schaltauge Nr. 26
- Guia de corrente: e.thirteen XCX
- Câmbio: SRAM XX ONE
- Freios: Cassete: SRAM XX1 11 velocidades, 10-42 dentes
- Rodas: Mavic Crossmax Enduro 27.5 polegadas
- Pneus: Mavic Mavic Crossmax Charge 27.5 x 2.4 (dianteira) e Mavic Crossmax Roam XL 27.5 x 2.2 (traseira)
- Pedivela: SRAM XX1 GXP
- Coroa: 34 dentes
- Corrente: SRAM XX1
- Movimento central: SRAM XX1 GXP
- Mesa: Renthal Apex
- Guidão: Renthal Fatbar Carbon
- Manoplas: Ergon GE1
- Selim: Ergon SME3 Carbon Team Edition
- Canote de selim: RockShox RS Reverb Stealth
- Pedais: Não incluídos
- Tamanho: S, M e L
- Cor: Factory Enduro Team
- Peso: 12,8 kg
Ao contrário de seus concorrentes, a Canyon comercializa diretamente suas bicicletas ao consumidor final através de seu website, com distribuição inclusive para o Brasil.