Sistema de compartilhamento de bicicletas conta com cem bicicletas distribuídas em 10 estações ao longo do Eixo Monumental. Número de locações passa de 5 mil
Em menos de um mês em funcionamento, o sistema de compartilhamento de bicicletas Bike Brasília já tem 13 mil usuários cadastrados. Até agora foram realizadas mais de 5 mil viagens, segundo informações da Secretaria de Governo. Ao todo, são cem bicicletas, distribuídas em 10 estações em pontos estratégicos do Eixo Monumental. A previsão é que mais cem “magrelas” sejam colocadas à disposição do público ainda este mês.
Segundo o GDF, a ação faz parte de uma política de mobilidade que prioriza o transporte público, ao propor uma mudança cultural no DF, com cidadãos que passam a respeitar e a utilizar os vários modais de transporte em conjunto. De acordo com a Agência Brasília, o GDF anunciou um edital para a instalação de 7 mil paraciclos (estacionamentos para bicicletas) em todo o Distrito Federal.
Até o fim do ano, serão 40 estações e 400 bikes à disposição em diversas regiões da capital. As estações já entregues, na área central de Brasília, irão facilitar o deslocamento dos torcedores durante a Copa do Mundo, no acesso ao Estádio Nacional de Brasília e a outros monumentos do DF. Só não será possível utilizá-las no perímetro imediato do estádio, em área de acesso restrito.
O administrador Leonardo de Araújo, 33 anos, acredita que a iniciativa contribui para a popularização das bikes na capital. “Dá para ir do Plano até o Guará, Taguatinga. Isso era impossível há quatro, cinco anos. Espero que as bicicletas públicas tragam mais pessoas para o esporte”, disse.
Além do serviço de aluguel das bicicletas, o ciclista pode baixar, via celular, o aplicativo gratuito Ciclovida DF, onde é possível conferir informações sobre a malha cicloviária. Com ele, o usuário pode registrar o próprio circuito por GPS e verificar o mapa de vias para andar de bike na capital.
Com informações da Agência Brasília