23 de novembro de 2024

São Paulo terá centro gratuito de serviços para ciclistas urbanos

Pessoas pedalam em São Paulo. Cidade ganhará centro de serviços ao ciclista no Largo da Batata totalmente gratuito e 24 horas - Foto: Caroline Brandão Machado
Pessoas pedalam em São Paulo. Cidade ganhará centro de serviços ao ciclista no Largo da Batata totalmente gratuito e 24 horas – Foto: Caroline Brandão Machado

O local terá 102 vagas paraciclos, oficina para manutenção e reparos, além de banheiro e vestiário. E o melhor: tudo de graça e 24 horas por dia!

São Paulo já ultrapassou os 11 milhões de habitantes e o velho problema da mobilidade urbana vem se alastrando. Enquanto a frota de carros cresce três vezes mais que a população, o congestionamento bate novos recordes e a qualidade de vida piora. Em resposta a tais agravantes, a capital vem tomando uma série de medidas para priorizar o transporte sustentável, como a implantação de faixas exclusivas de ônibus e ampliação da infraestrutura cicloviária.

Uma novidade é o Largo da Bicicleta, uma espécie de centro de apoio ao ciclista. O local, que começa a ser construído na próxima semana, terá 102 vagas paraciclos; estação do BikeSampa; manutenção e reparos; banheiro e vestiário. E o melhor: tudo de graça e 24 horas por dia, mediante cadastro prévio.

Além de incentivar mais pessoas a adotarem a bike para o deslocamento urbano, a iniciativa, digna de cenário europeu – onde a bicicleta é uma realidade – poderá ter um importante papel sobre como as pessoas e enxergam a bicicleta. Porque, em geral, nossas cidades a marginalizam. Faltam ciclovias, falta respeito no trânsito. Pouco a pouco, ciclistas terão seu “lugar ao sol”, mostrando o quão bacana e saudável pedalar é, e atraindo novos adeptos.

Mantido pelo Itaú-Unibanco, o Largo da Bicicleta será localizado no Largo da Batata, em Pinheiros, e deve abrir em julho. Ele também será um importante ponto de conexão entre a estação Faria Lima do metrô e a ciclovia do Rio Pinheiros. O centro só foi possível graças a colaboração dos cidadãos, com uma petição que reuniu 23 mil assinaturas.

Atualmente, são 260 km de infraestrutura cicloviária, incluindo ciclovias, ciclorrotas, calçadas compartilhadas, ciclofaixas definitivas e de lazer. Também estão espalhadas 165 estações do BikeSampa e 15 do CicloSampa, que disponibilizam mais de 1700 bikes para as pessoas, conforme a CET. Um site da prefeitura reúne todas as informações e rotas para quem quer pedalar na cidade.

Veja também:

Fonte: The City Fix Brasil, por Luísa Zottis

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização